Segunda, 12 de Janeiro de 2026 21:08
75 98160-8722
Política Elisângela Araújo

Eliisângela Araújo destaca defesa das mulheres, agricultura familiar e classe trabalhadora como prioridades do mandato

Ex-secretária de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia, onde atuou por dois anos na gestão do governador Jerônimo Rodrigues

12/01/2026 18h57 Atualizada há 2 horas
Por: Mayara Nayllanne
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

Recém-empossada na Câmara dos Deputados, a deputada federal Elisângela Araújo (PT) afirmou que assume o mandato com entusiasmo e foco em pautas sociais, com destaque para a defesa das mulheres, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização da classe trabalhadora. A parlamentar tomou posse no dia 2 de janeiro, substituindo o deputado Josias Gomes, que deixou a Câmara para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA).

Elisângela destacou que já possui experiência no Legislativo federal, tendo assumido o mandato anteriormente, em 2024, durante a licença do deputado Zé Neto, que disputou a Prefeitura de Feira de Santana. “Volto para a Câmara com ainda mais responsabilidade e com um projeto político muito bem definido”, afirmou.

Ex-secretária de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia, onde atuou por dois anos na gestão do governador Jerônimo Rodrigues, Lisângela ressaltou que essa trajetória orienta suas principais ações parlamentares. “Tenho vários projetos já tramitando na Casa voltados à defesa das mulheres, além de iniciativas ligadas à agricultura familiar, que sempre foi uma das minhas bandeiras”, explicou.

Com histórico de atuação sindical, a deputada também reforçou o compromisso com os direitos dos trabalhadores. “Fui dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, então a pauta da classe trabalhadora faz parte da minha formação política e do nosso mandato”, disse. Alinhada ao projeto político liderado pelo presidente Lula, Lisângela afirmou que também defenderá políticas públicas voltadas à educação, à saúde e à inclusão social.

Base eleitoral e articulação política

Questionada sobre sua base política, Elisângela Araújo destacou que mantém forte atuação em Feira de Santana, no Território do Sisal, especialmente em sua cidade natal, Valente, além de possuir votação expressiva em Salvador, na Região Metropolitana e no Sertão do São Francisco, com destaque para a região de Juazeiro. “Tenho uma votação espalhada pela Bahia, muito em função das pautas da agricultura familiar e das mulheres, que estão presentes em todos os territórios”, explicou.

De olho nas eleições de 2026, a deputada afirmou que pretende disputar o pleito “pela porta da frente”, consolidando seu mandato com ações concretas para as bases. “Tenho compromissos com prefeitos parceiros e vou buscar, em tempo hábil, destinar emendas para áreas como educação, saúde e agricultura familiar. Política é parceria, é mão dupla”, ressaltou.

Elisângela também destacou o diálogo com o governador Jerônimo Rodrigues como fundamental para viabilizar investimentos. “Fui secretária do governador, sou uma liderança do seu projeto e estamos em diálogo permanente para avançar nas demandas dos territórios”, afirmou.

Cenário no Congresso Nacional

Ao avaliar o momento político no Congresso, a deputada reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo governo federal. “Vivemos um Congresso muito polarizado, com pouca disposição para o compromisso com o desenvolvimento do país e com a inclusão social”, avaliou.

Segundo Elisângela, apesar dos avanços, como a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais, o presidente Lula enfrenta desafios para aprovar pautas estratégicas. “O presidente está preocupado com a composição do Congresso e do Senado para garantir mais governabilidade e condições de avançar na busca da reeleição e na continuidade do projeto de reconstrução do Brasil”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.