Quarta, 17 de Setembro de 2025 16:52
75 9 9702 9169
Polícia Polícia

Traficantes estariam usando os Correios para enviar insumos e drogas do estado de São Paulo para Feira

Duas organizações criminosas foram desarticuladas nos bairros Conceição e Campo Limpo, em Feira de Santana. Ações policiais apreenderam explosivos, drogas, armas e munições.

16/08/2024 08h28
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Os traficantes estariam usando os Correios para enviar insumos e drogas do estado de São Paulo. Duas organizações criminosas foram desarticuladas nos bairros Conceição e Campo Limpo, em Feira de Santana. Ações policiais apreenderam explosivos, drogas, armas e munições.

A partir da apreensão realizada pela empresa, a equipe da Polícia Civil conseguiu o endereço de dois traficantes e, ao chegar no local, foram encontrados uma submetralhadora 9 mm, uma pistola Glock .40, com seletor de rajada, um carregador estendido, um carregador caracol, 17 munições, 19 quilos de maconha, 11 kg de cocaína, 20 kg de insumo para preparo dos entorpecentes, duas balanças e uma câmera de monitoramento foram apreendidos em uma agência dos Correios.

A partir dessa apreensão, a equipe foi até o local de destino das encomendas, e encontrou uma refinaria e um centro de distribuição de drogas. Segundo a polícia, os envolvidos na ação criminosa estão sendo procurados.

No mesmo bairro, equipes do CATTI/Sertão e da 2ª DT/Feira de Santana identificaram outro imóvel que funcionava como centro de distribuição de drogas. Maconha, uma pistola 9 mm com seletor de rajada, dois carregadores, um simulacro, 22 munições, uma maquineta de cartão de crédito, centenas de pinos vazios para acondicionar cocaína, três balanças, duas facas e dois cigarros eletrônicos foram apreendidos na casa.

As investigações apontaram que criminosos expulsaram moradores de suas residências, naquele bairro, utilizando os apartamentos como ponto para o corte e embalagem de entorpecentes. Diligências seguem para localizar os suspeitos.

No bairro Campo Limpo, a polícia apreendeu 200 espoletas para explosivos e 18 emulsões em gel foram apreendidas por equipes do CATTI/Sertão, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. O material localizado em uma residência era utilizado na pesca predatória e na prática de crimes contra instituições financeiras. O proprietário do imóvel foi preso em flagrante.

O coordenador da Polícia Civil, o delegado Yves Silva Correia, fez um balanço das ações da instituição com essas apreensões. Segundo ele, a equipe de policiais da cidade é bem empenhada e estão em ciclos operacionais constante, independente de qual seja o cenário da cidade. “Temos uma dedicação e constância desse ciclo operacional que hoje permitiu esses resultados expressivos. Acredito que tudo isso é fruto de um trabalho de inteligência e comprometido das equipes que vem sendo feito desde de que chegamos”.

Ele disse que tem trabalhado a autoestima dos policiais para que eles se engajem nessa causa que é extremamente importante. “Com isso, percebemos a equipe eletrizada e querendo fazer a diferença. Fizemos diversas apreensões, com armas que sem dúvidas são utilizadas por bondes em Feira de Santana. Armas que com certeza terão relação com diversos homicídios. Vamos mandar para a perícia para poder fazer justamente esse cruzamento e identificar de algum modo possíveis autores”.

De outro lado, a apreensão de drogas que dá um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões aos traficantes. “Estamos monitorando o tráfico interestadual”, ressalta. Por outro lado, prisões de traficantes, cíveis, de homicidas. “Todas as unidades estão engajadas em trazer o melhor de polícia judiciária para Feira de Santana. Já são quase 500 prisões só esse ano feitas pela Polícia Civil, fora as feitas com os irmãos da Polícia Militar, de modo que se percebe a força da investigação, do nosso trabalho que vai impactar na diminuição dos índices de violência. Há muito tempo Feira de Santana não recebia a premiação do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) e estamos lutando para nos fazer presente”.

O delegado disse estar tranquilo porque está vendo o trabalho dos policiais e o povo está dando esse retorno a eles porque está buscando os colegas para denunciar autores de crimes. “Esses indivíduos chegam aos locais e retiram as pessoas para implantar o tráfico. E estamos buscando as cautelares para que em breve eles sejam condenados”.

Feira de Santana é um dos maiores entroncamentos rodoviários do Norte e Nordeste e é, sem dúvidas, passagem para os traficantes, salienta o delegado. “Nós estouramos dois centros de distribuição de drogas. Em um pegamos 1900 pinos, provavelmente tirando a maior parte das drogas e no outro logramos êxito de pagar grande quantidade de cocaína, maconha, tabletes de cocaína, maconha, crack. Apreensão que causa um problema sério para o tráfico de drogas. É importante que continuemos atuando fortemente em Feira”.

Ele disse ainda ter uma relação integrada com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal e a Guarda Municipal. “Sempre buscamos um trabalho integrado, com respeito, para atuar fortemente na cidade contra as organizações criminosas. Temos um contato direto e aberto para potencializar ainda mais as nossas ações”.

Com informações do repórter Sotero Filho e do site Correios*

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.