Sexta, 18 de Outubro de 2024 03:39
75 9 9702 9169
Polícia Assassinatos

Ao menos 18 indígenas foram assassinados no estado em 2023, aponta relatório

Todas as mortes foram registradas em cidades do sul e extremo sul do estado e foram motivadas por disputas de terras.

23/07/2024 09h15
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Ao menos 18 indígenas foram assassinados na Bahia ao longo do ano de 2023, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O estudo, intitulado “Violência contra os Povos Indígenas no Brasil”, mostra que todas as mortes foram em cidades do sul e extremo sul do estado. A motivação? Disputas de terras.

Entre os casos que ganharam repercussão estão os assassinatos a tiros do pataxó Samuel Cristiano do Amor Divino, de 23 anos, e Nauí Pataxó, de 16, em 17 de janeiro do ano passado, no extremo sul do estado.

Eles viviam numa retomada da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal e foram executados quando saíram para comprar alimentos nas proximidades. De acordo com o relatório do Cimi, o povo Pataxó luta há anos pela demarcação de suas terras naquela região.

Os dados colhidos pela entidade também indicam que há uma estrutura criminosa organizada e atuando sobretudo de forças de segurança pública para agredir os povos em luta pela terra, sobretudo os Pataxó, os Pataxó Hã-Hã-Hãe e os Tupinambá.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.