O aviltamento do funcionário público é um tema de grande relevância e preocupação nos dias atuais. Este fenômeno refere-se à desvalorização e ao desrespeito que muitos servidores públicos enfrentam em suas atividades diárias. A falta de reconhecimento e a desconsideração pelo trabalho desses profissionais podem gerar uma série de problemas, tanto para os próprios funcionários quanto para a sociedade como um todo. Entre as consequências desse aviltamento estão a desmotivação, a perda de eficiência e a deterioração dos serviços prestados à população.
A desvalorização do funcionário público pode ser atribuída a diversos fatores. Um deles é a visão estereotipada e negativa que parte da sociedade tem sobre esses trabalhadores, muitas vezes vistos como ineficientes ou acomodados. Além disso, políticas de austeridade e cortes orçamentários acabam por afetar diretamente as condições de trabalho, salários e benefícios desses profissionais, contribuindo ainda mais para a sua desmotivação. A falta de investimentos em capacitação e desenvolvimento profissional também é um fator agravante, pois impede que esses trabalhadores possam crescer e se atualizar em suas respectivas áreas.
Atualmente foi enviado para a ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia – um projeto de reajuste dos salários dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, sendo aprovado o percentual de 4% que serão pagos 2% no mês de junho e os outros 2% na folha de pagamento do mês de setembro. É inacreditável que o governador Jerônimo Rodrigues, servidor público lotado na Secretaria de Educação do Estado, tenha a coragem de sugerir um aumento salarial tão insignificante para os funcionários estaduais!
O mais recente aumento no salário do governador da Bahia foi de 49% no ano de 2022 e um adicional de 5% neste ano. Com certeza este quadro desmotiva os servidores públicos do Estado da Bahia.
Para reverter esse cenário, é fundamental que haja um esforço conjunto entre governo, sociedade e os próprios servidores públicos. É necessário promover campanhas de conscientização que destaquem a importância e o valor do trabalho realizado por esses profissionais. Além disso, é crucial investir em políticas de valorização como a melhoria das condições de trabalho, salários mais justos, a oferta de capacitação contínua e a implementação de planos de carreira que incentivem o desenvolvimento profissional. Somente através de uma valorização efetiva do funcionário público será possível garantir serviços de qualidade e fortalecer a confiança da população nas instituições públicas.
Por Alberto Peixoto
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



