A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), realiza o 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025 no dia 05 de dezembro, a partir das 18h30, no Teatro Universitário do Cuca. O evento, que tem entrada gratuita, contará com uma disputa de repente entre 5 duplas de violeiros de diferentes estados e apresentação musical da Orquestra Sisaleira de Conceição do Coité.
Este ano, 5 duplas convidadas disputarão o primeiro lugar do festival: Leandro Tranquilino (BA) e Nadinho de Riachão (BA); Fabiane Perreira (MA) e Matheus Ferreira (SP); Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olímpio (PE); Raimundo Caetano (PE) e Hipólito Moura (PE); Raullino Silva (RN) e Felipe Pereira (RN). A apresentação ficará por conta do radialista Tanúrio Brito.
O Festival contará com a apresentação musical da Orquestra Sisaleira, grupo que vem diretamente de Conceição do Coité, no sertão da Bahia, e reúne jovens e adolescentes que utilizam instrumentos confeccionados a partir da planta do sisal. O grupo musical foi criado em 2018 e já se apresentou em países como México, Espanha e EUA.
Além disso, haverá venda de comidas típicas nordestinas pela Feira de Saberes e Sabores da Uefs. O Festival também será transmitido ao vivo no YouTube e Instagram da TV Olhos D’Água.
Sobre o Festival de Violeiros de Feira de Santana
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é um evento que celebra a cultura do repente de viola nordestino. Criado em 1975 pelos violeiros feirenses Caboquinho, Dadinho e João Ramos, já foi palco de grandes repentistas nordestinos, como Ivanildo Vila Nova, Pedro Bandeira, Daudeth Bandeira, Severino Feitosa, Mocinha do Passira, João Lourenço e Antônio Queiroz.
Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, o Repente, também conhecido como Cantoria, reúne um conjunto de narrativas orais, cantorias e poesia popular improvisadas acompanhadas pela viola caipira. Em competições como o Festival de Violeiros de Feira de Santana, os violeiros, também conhecidos como poetas ou repentistas, improvisam sobre temas e métricas diversas.
Visando a manutenção da tradição do repente na cidade e a preservação do Festival, o Cuca/Uefs organiza o Festival de Violeiros de Feira de Santana desde 2023 em parceria com a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), presidida por João Ramos, um dos criadores do evento.
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico”
Crônica da semana Os desafios da má administração da cidade de Feira de Santana
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



