Quinta, 20 de Novembro de 2025 12:45
75 98160-8722
Polícia Micareta de Feira

Coronel Lopes, comandante do CPRL, fala sobre trabalho exitoso da PM na Micareta de Feira

Comandante do CPRL disse que os números da festa foram muito positivos e com reduções significativas de crimes.

22/04/2024 13h16 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Coronel PM Lopes, Comandante do Policiamento da Região Leste (CPRL) de Feira de Santana - Foto: Boca de Forno News
Coronel PM Lopes, Comandante do Policiamento da Região Leste (CPRL) de Feira de Santana - Foto: Boca de Forno News

O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel PM Antônio Nascimento Lopes, falou sobre os números da Micareta até aqui. A avaliação geral, diz o comandante, será feito depois do arrastão. “A princípio, os números são bastante positivos. Tivemos redução em furtos de 36%, em roubo 37%, uso de drogas 91% e tráfico uma redução de 100%. Não tivemos tráfico no circuito. Esse foi um trabalho em conjunto da Polícia Civil e Militar quando fizemos uma operação no entorno do rodoviária onde a 65ª CIPM apreendeu 10 quilos de maconha, tirando de circulação essa droga que, com certeza, seria usada na Micareta de Feira”.

Muitas pessoas tentaram entrar ainda no circuito com objetos perfurocortantes. Foram mais de 373 deles. “Conseguimos tirar de circulação martelo, facão, que são armas brancas. Com um martelo você pode matar uma pessoa se bater na cabeça dela. Tiramos ainda facas, tesouras, vários objetos perfurocortantes”.

A apreensão desses objetos comprova a importância dos portais na festa. “A tecnologia é uma ferramenta que não tem volta e nos auxilia em nosso dia a dia. Tivemos drone sobrevoando, aeronave da PM e dos Bombeiros também sobrevoando, o que fortaleceu as nossas ações durante a festa. Os policiais dos portais estão fazendo um excelente trabalho”.

Ele elogiou ainda o tenente coronel Marcos, que já realiza um bom trabalho no Carnaval de Salvador há dois anos e ele o solicitou para trabalhar na Micareta de Feira. “Ele fez um excelente trabalho, o que fortalece o nosso também. O reconhecimento facial identificou quatro marginais com mandato em aberto”.

É de suma importância o trabalho da inteligência da Segurança Pública, ressalta o coronel. Esse trabalho foi fortalecido durante a festa. “A Polícia Civil colocou os agentes dela para trabalhar e, se pegarmos o gráfico de quinta até domingo, é ladeira abaixo com números reduzidos. Fizemos essa perspectiva, uma análise do que acontecia no dia anterior e no dia seguinte focamos e reduzimos”.

O trabalho foi feito em conjunto com a Polícia Civil não apenas dentro do circuito, como também fora dele. “Estávamos com mais de 100 viaturas trabalhando na cidade. Tivemos um aumento de mais de 100% no número de viaturas quatro rodas e duas rodas tivemos em torno de 60 viaturas”.

No geral, houve um aumento de 16% do efetivo de policiais disponibilizado na festa em relação ao ano passado. “Mais importante que isso foi o compromisso e dedicação dos policiais militares e civil. Não é só o quantitativo, mas o compromisso e dedicação. Sem eles, nós não teríamos esse sucesso”.

Vídeo de agressão

Sobre um vídeo que circula nas redes sociais de uma patrulha que agredia um folião, o coronel explicou que a vítima ainda não prestou queixa. “Mesmo assim, já chamamos os policiais, eles foram ouvidos em termos de declaração para primeiramente fazermos uma apuração para verificar a vítima, se houve realmente. Iremos apurar. Temos que dar o direito de defesa do policial”.

Igor Kannário

A passagem do cantor Igor Kannário foi tranquila, mesmo com todo o receio que havia em relação a ela. O coronel disse que foi criada uma estratégia de como trabalhar. “As polícias fizeram uma estratégia e ele também passou tranquilo, não tivemos problema nenhum. Muito pelo contrário, em diversos momentos ele agradeceu aos policiais e o trabalho das polícias”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.