A Polícia Federal (PF) identificou que pelo menos 28 réus dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, já haviam sido denunciados como incitadores. O grupo foi preso no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército. A identificação aconteceu depois da análise de evidências coletadas pela PF, incluindo material genético, impressões digitais e registros em câmeras de segurança. A informação é do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, foram identificados "vestígios genéticos" em objetos como lata de refrigerante, garrafas de água, lenços umedecidos, boné, máscara e amostras de sangue. Além disso a PF ainda identificou "impressões dígitopapilares" de quatro réus, incluindo em uma placa com a frase "destituição três Poderes já" e em vidros do Palácio do Planalto e do Congresso. Além disso, outros dez investigados foram identificados através das imagens das câmeras de segurança. O material foi coletado ainda no dia 8 de janeiro e analisadas nos meses seguintes pela PF.
Os 28 presos haviam sido inicialmente presos por incitação ao crime e associação criminosa. Após a coleta das novas provas, o grupo passou a responder por outros cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Em 27 dos 28 casos, o acréscimo na denúncia já foi aceito pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O acréscimo mais recente começou a ser analisado no dia 5 e será julgado até dia 12. Em todos esses casos, foi descartada a possibilidade de um acordo de não persecução penal.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva



