Sábado, 13 de Setembro de 2025 01:49
75 9 9702 9169
Geral PRÉ-CANDIDATURAS

PRÉ-CANDIDATURAS QUE (AINDA) NÃO DECOLARAM

PRÉ-CANDIDATURAS QUE (AINDA) NÃO DECOLARAM

06/08/2020 21h26 Atualizada há 5 anos
Por:
PRÉ-CANDIDATURAS QUE (AINDA) NÃO DECOLARAM

Arimateia diz atender a chamado do povo, mas pesquisa para prefeito lhe dá menos de 1,5%

Pré-candidato a prefeito, em Feira de Santana, o deputado estadual Pastor José de Arimateia declarou à imprensa, esta semana, que atende a um chamado do povo. Esta é a terceira vez que ele se lança na disputa. Nas duas anteriores, seu nome foi abortado antes mesmo das convenções.

"Imagina você, onde chega, as pessoas dizem: porque você não sai candidato a prefeito de Feira? Onde você vai, encontra alguém falando isto. Vem de um certo tempo atrás, final de 2018", diz o deputado e pastor evangélico.

A convocação popular a que se refere Arimateia não é exatamente o que revelam as pesquisas eleitorais até aqui realizadas pelo jornal "Folha do Estado", sempre através do instituto local Equalip. São as únicas que podem ser levadas a sério, as demais não passam de enquetes.

Na primeira delas, em junho do ano passado, a modalidade espontânea (quando o entrevistador não apresenta lista de nomes e o entrevistado é quem indica o candidato que vier à sua cabeça) não lhe reservou citação.

Não conseguiu nem mesmo frações percentuais, como registrado à época com Irmão Lázaro, 0,7%; Jhonatas Monteiro, 0,4%; Dayane Pimentel, 0,2% e deputado Tom, 0,1%. O nome dele não foi apresentado na forma estimulada.

Realizada seis meses depois, em dezembro, a nova pesquisa "Folha do Estado" apresenta cenário, mais uma vez na forma espontânea, que apresenta menções, mesmo que irrisórias, a vários nomes. E nada de Arimateia aparecer.

Zé Chico, com 0,9%; o ex-prefeito de Salvador, João Henrique, 0,7%; Alberto Pimentel marido da deputada federal Dayane Pimentel), 0,5%; o presidente da Câmara, José Carneiro, 0,5%; Nelsinho da Kamis e os desconhecidos Cabaceira, Carlos Medeiros, todos com 0,1%.

Desta feita, o nome do pastor constou da modalidade estimulada (quando nomes de possíveis candidatos são sugeridos em uma cartela ao eleitor). Mas o cenário para ele não é nada animador. Nesta segunda sondagem divulgada, aponta Arimateia com 1,3%.

Portanto, os números das pesquisas não convergem com o discurso do pré-candidato do PRB, que diz ter seu nome na boca do povo em toda parte. Pelo contrário. Se for considerada a pesquisa espontânea ele simplesmente não é lembrado. Na estimulada, "desponta" com o que representaria, no eleitorado local, algo em torno de 5 mil votos. Assim fica difícil evitar que, mais uma vez, sua pré-candidatura morra no nascedouro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.