O Barcelona anunciou oficialmente o jovem atacante Gustavo Maia, 19, cria da base do São Paulo e que estava desde abril com a equipe catalã, divulgando os números da operação nesta quinta-feira (6).
Com um contrato até 30 de junho de 2025, a compra definitiva do jovem custou aos cofres blaugrana 4,5 milhões de euros (R$ 28,3 milhões) e que ele tem uma multa rescisória de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1,8 bilhão).
Gustavo Maia tinha contrato até junho de 2022 com o São Paulo e disputou a última Copa São Paulo de futebol júnior. Em sete jogos, marcou três gols. Muitos torcedores ficaram empolgados e começaram a pedir uma oportunidade entre os profissionais.
A oportunidade nunca foi dada, embora tenha ficado no banco de reservas na partida contra o Botafogo-SP, em 8 de março deste ano, pelo Campeonato Paulista. Logo depois foi emprestado ao Barça.
"A gente só vendeu a opção [de compra], se o Barcelona não exercer até 30 de junho a gente apenas ganhou esse dinheiro. Não tem nenhum reflexo no clube, é mais uma dessa modalidade em que a gente busca de tentar criar dinheiro sem que necessariamente a gente perca o jogador naquele instante", disse Alexandre Pássaro, diretor de futebol, ao “Bola da Vez”, da ESPN Brasil, em março.
Ele fazia referência ao 1 milhão de euros pagos pelo Barcelona pela preferência na compra do atacante. Os outros 3,5 milhões de euros foram pagos posteriormente por exercer o direito.
Meia de origem e natural de Brasília, Maia chegou ao São Paulo em 2014. Foi aprovado em um teste e conquistou sua vaga em Cotia. Integrou as seleções brasileiras sub-16 e sub-17 antes de chegar ao sub-20 tricolor no ano passado.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado