Sábado, 13 de Setembro de 2025 05:26
75 9 9702 9169
Geral Manobra

Manobra do Rio Paraguaçu na barragem Pedra do Cavalo terá impactos em Feira de Santana

Manobra do Rio Paraguaçu na barragem Pedra do Cavalo terá impactos em Feira de Santana

06/08/2020 14h41 Atualizada há 5 anos
Por:
Manobra do Rio Paraguaçu na barragem Pedra do Cavalo terá impactos em Feira de Santana

Boca de Forno News

O teste de calha na usina hidrelétrica Pedra do Cavalo, localizada nos municípios de São Félix e Cachoeira, foi adiado após a Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) solicitar ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e ao Grupo Votorantim a suspensão do evento por conta da não realização da consulta pública junto às comunidades locais. O teste seria realizado na última terça-feira (4). O pedido de suspensão foi feito em parceria com a Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA).

O defensor público da Bahia, Maurício Moitinho destacou que, embora a usina hidrelétrica de Pedra do Cavalo esteja situada na região de São Félix e Cachoeira, o teste de calha trará impactos também sobre a região de Feira de Santana. Isto porque o lago Pedra do Cavalo banha, na localidade, diversas comunidades.

A consulta prévia é uma determinação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e deve ocorrer através de procedimentos apropriados, toda vez que sejam previstas medidas legislativas e administrativas capazes de afetá-los diretamente. Segundo a Defensoria, as comunidades têm o direito de assumir o controle de suas próprias instituições e formas de vida, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões dentro do âmbito dos Estados em que moram.

Em entrevista à reportagem, o diretor de Recursos Hídricos & Monitoramento Ambiental INEMA, Eduardo Topázio, apresentou uma resposta técnica sobre o assunto.

"O INEMA é um órgão do Estado que trata do meio-ambiente e recurso hídricos. Esta manobra que está sendo solicitada é para o controle de cheias que fica à cargo do Governo do Estado. O motivo daquela barragem é a retenção de água para não inudar as cidades de São Felix e Cachoeira, e um dos procedimentos adotado para a manutenção da barragem é o teste de calha que há muito tempo não é realizado", informou o diretor de recursos hídricos do INEMA.

"A finalidade do teste é um procedimento padrão de segurança que deve ser realizado periodicamente. Houve um aumento do nível da águas na barragem de Pedra do Cavalo (…) A solicitação do Estado é que se avalie a capacidade da barragem."

Eduardo Topázio acrescentou que o órgão irá monitorar a existência de possíveis impactos à comunidade, e que o teste de calha é um procedimento periódico de segurança.

Para a realização do teste, o Grupo Votorantim recomendou a suspensão das atividades pesqueiras na data, bem como a retirada das embarcações e de apetrechos de pesca do Rio Paraguaçu e da Baía do Iguape.

Ao Boca de Forno News, especialistas alertaram para o risco ambiental da operação.

"O perigo é a alteração profunda na qualidade da água. Pode acontecer uma mortalidade muito grande dos animais. O risco não é só de enchente. O perigo é na qualidade de vida e segurança alimentar das pessoas. A alteração pode ser tão profunda que os pescadores podem ficar sem pescar não somente por um dia, mas por muito tempo. É uma questão ambiental", diz o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Francisco José Bezerra Souto, conhecido como Franzé.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.