Esta semana tem circulado na Internet uma notícia dizendo que um pesquisador chamado Peter Becker, da George Mason University, afirmou que a Internet vai sofrer um apocalipse em 2024 e que vai ficar parada por 6 meses. Tudo isso devido a uma tempestade solar.
Segundo as reportagens, uma tempestade solar severa em 2024 poderá derrubar a Internet por 6 meses, deixando todos desconectados. Achei estranho! Se as fibras ópticas não são sensíveis a interferências eletromagnéticas, a única forma que imaginei de o Sol afetar nossas conexões são através de um calor tão forte que derreta os cabos nos postes! Eu sei que os dias andam quentes em Feira de Santana, mas não é pra tanto! E mesmo assim, ainda restariam os cabos submarinos.
A maioria das pessoas não sabem, mas a Internet não é transmitida pelo mundo via satélite. Se assim fosse, as conexões seriam lentas demais para uma comunicação global. Em vez disso, cabos de fibra óptica submarinos conectam os continentes. Isso mesmo! Tem um cabo saindo de Fortaleza até a Flórida, outro até Portugal, um conectando a gente com a Angola, etc. Você pode ver um mapa interativo em https://www.submarinecablemap.com/
Então, acho que uma tempestade solar não conseguiria danificar os cabos submersos nos oceanos. Também não conseguiria interferir com a luz que trafega dentro dos cabos nos postes. Já as conexões metálicas, como fios de telefone e os próprios cabos de energia, poderiam sofrer com tempestades solares.
Na verdade, as primeiras vítimas de uma fortíssima tempestade solar seriam os satélites. Eles estão lá fora, sem a proteção da nossa atmosfera, e receberiam os primeiros danos causados pela tempestade. Neste caso sim, poderíamos afirmar que GPS e outros sistemas via satélite poderiam ser afetados.
A rede elétrica também pode sofrer danos de uma tempestade solar. Inclusive, isso já aconteceu no Canadá em 1989. Seis milhões de canadenses ficaram sem energia, porém o apagão durou apenas 9 horas, bem menos que o apagão da Enel em São Paulo (parece que falta de planejamento urbano e descaso de uma empresa privada são mais perigosos que tempestades solares). Acho que você vai ficar sem Internet se não tiver energia para ligar seu roteador. Matamos a charada!
Enfim, essas notícias apocalípticas não passam de sensacionalismo. Parte da culpa desta confusão é da própria Universidade, que usou um título sensacionalista na matéria em seu site (assim como eu fiz nesse texto). Por isso é importante não ficar apenas no título, mas ler o conteúdo. Ao ler o texto da Universidade, vi que ele afirma apenas que o pesquisador em questão recebeu uma verba para dar andamento às suas pesquisas e que um dos principais focos são os efeitos das tempestades solares. Segundo o texto, ele e sua equipe pretendem verificar quais os efeitos de uma grande tempestade solar no mundo atual que é altamente dependente das redes de comunicação e da tecnologia. Pelo texto ele acredita que a Internet possa ser afetada por um evento solar, mas ele ainda precisa descobrir isso. Por enquanto é só achismo.
Então podem ficar despreocupados pois a Internet não vai cair por 6 meses por causa de uma tempestade solar (pode cair por outros motivos, mas aí é só você ligar para o seu provedor). Deixo o link para o texto original (em inglês): https://www.gmu.edu/news/2023-08/mason-scientists-work-us-navy-avert-internet-apocalypse
Por João Paulo J. Peixoto
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsas