A partir desta segunda-feira (27), as aulas práticas em autoescolas, cursos profissionalizantes e de idiomas, estão liberados em Feira de Santana. A liberação pela prefeitura ocorre seis dias após comércio do município ser reaberto. Mas, para tanto, os estabelecimentos deverão cumprir algumas medidas exigidas como forma de prevenção a Covid-19.
Por isso, eles deverão intensificar a higiene de todos os espaços a cada atividade executada. No caso das autoescolas, pontuou a prefeitura, os veículos também deverão passar por desinfecção. Além disso, devem também ser disponibilizado o álcool em gel para os clientes, e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários.
Também deverão ser garantidos o espaço mínimo de 1,5 metro no atendimento, controlando acessos dos clientes. Já nas salas de aula, o distanciamento deverá ser de dois metros entre as cadeiras, atendendo a 50% da capacidade instalada. Também será obrigatório o uso de máscaras.
O decreto pontua ainda que as filas precisam ser organizadas para evitar aglomerações, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. A recomendação é que seja feito o agendamento prévio de atendimento.
Ainda de acordo com a prefeitura, o estabelecimento poderá ter a licença ou alvará de funcionamento cassado, além da lacração das portas, caso as medidas não sejam cumpridas.
A prefeitura ainda pontuou que a reabertura desses setores levou em consideração vários fatores, incluindo a taxa de ocupação dos leitos na cidade, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Desde o começo da pandemia, Feira de Santana tem feito fechamentos e reaberturas do comércio. Muitas restrições ocorreram após a cidade registrar 100% de ocupação dos leitos de UTI, depois que a prefeitura flexibilizou as medidas de isolamento e reabriu o comércio em junho.
Apesar disso, desde o dia 21 de julho, as lojas da cidade que ficaram fechadas por 14 dias tiveram autorização para funcionar. Os estabelecimentos comerciais com mais de 200 m², que não abriram durante o decreto de fechamento, também voltam a funcionar. Além do comércio informal, o shopping da cidade vai voltar a abrir, de 12h às 19h.
Até o domingo, a cidade já tinha mais de 6.600 casos acumulados da Covid-19. Desse total, 131 pessoas morreram e 4.200 são consideradas curadas. Atualmente, 64 pacientes estão internados. A cidade tem um hospital de campanha e, recentemente, 40 leitos de UTI foram entregues junto com o Hospital Clériston Andrade 2.
Os bairros com maiores casos de pessoas com o novo coronavírus na cidade são: Tomba, Sim e Mangabeira. Recentemente, a Policlínica Regional de Feira de Santana foi fechada após 26 funcionários testarem positivo para Covid-19.
Com informações do G1 Bahia
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado