Guilherme Ribeiro, coordenador do projeto “Olhar para o Próximo”, falou sobre o seu trabalho nesse empreendimento. Conforme Guilherme, esse é um grande projeto social que presta serviço oftalmológico e assim consegue atender a população trazendo exames de vistas preventivos. Podem ser verificados casos de pterígio, popularmente conhecido como ‘carne no olho’, glaucoma, catarata. Podem ser feitos até dez exames.
Esse, ressalta Guilherme, é um trabalho bom e antigo, que já atua há mais de cinco anos no estado e circula por outros estados do Brasil. “Fazemos esse trabalho aqui em parceria com a Prefeitura, no caso aqui a Prefeitura de Santo Amaro e a Secretaria de Saúde do município”.
Em Santo Amaro, o cadastro já começa na semana que vem, a partir do dia 6 de novembro, e serão seis dias oferecidos a cidade. “O nosso projeto tenta muito contemplar principalmente os distritos do município. Sabemos da realidade de todas as cidades e é geralmente nos distritos onde há menos assistência oftalmológica da população. Além do que eles trabalham na própria zona rural. Isso também acarreta mais problemas nos olhos devido a exposição solar, a poeira que trazem problemas nas vistas. Assim, conseguimos levar esse atendimento a eles e prestar esse serviço. Somos nós que vamos até o povo e não o povo até a gente”, explica.
Ir até os pacientes facilita muito a vida daqueles que precisam desse tipo de serviço, diz Guilherme. Geralmente, as pessoas da zona rural precisam pegar transporte para se deslocar para fazer seus exames e com o projeto não será assim. “Nós levaremos esses exames até eles, como disse antes”.
O atendimento é totalmente gratuito. Para participar, a comunidade precisa dos seus documentos. O CPF, telefone e o comprovante de residência. “Levando esse documento será feito o cadastro. Esse cadastro será realizado em três locais. Dia 6 e 7 de novembro o atendimento é em Pedras, no Centro Educacional Nestor da Costa Oliveira; dia 8 e 9 de novembro em Oliveira dos Campinhos, no Hospital Santa Casa de Oliveira dos Campinhos; e, para finalizar, nos dias 10 e 11 de novembro em Acupe, na Filarmônica 19 de Março”.
Qualquer um, independente de região, pode realizar o cadastro nesses três locais. O início é às 8h30 e finaliza às 11h30 e continua às 14h até às 16h30. “Ele acontece de forma ampla. É uma equipe especializada que estará com o apoio dos agentes de saúde e até mesmo a Secretaria de Educação. Será muito bom. Quem estiver precisando, é uma oportunidade muito boa. Até que acha que não tem problema é bom realizar essa verificação para acompanhar a sua situação”.
Os serviços oferecidos serão cerca de nove tipos de exames que são difíceis de encontrar. Dentro deles a acuidade visual, a refração completa e computadorizada com equipamentos de ponta, estudo de movimentos oculares para pacientes que tem algum tipo de estrabismo, fundoscopia, a questão do fundo do olho que eles também realizam, a biomicroscopia que o médico oftalmologista realiza, a pressão intraocular, a paquimetria adicionada, ceratometria, principalmente um teste que está bastante defasado no município que é o teste do olhinho.
“Esse teste será realizado com crianças de zero a dois anos de idade. A mãe pode fazer o cadastro da sua criança. O teste do olhinho ajuda a encontrar doenças congênitas, que são doenças desde o nascimento. É um teste aí superimportante que estaremos realizando para a população”, explica.
Guilherme espera que essa parceria com o município de Santo Amaro da Purificação dure por anos e que o projeto retorne ao município. “Estamos muito felizes por estarmos recebendo o carinho do município. Realmente são profissionais que a gente gosta de trabalhar. Espero que essa parceria dure por anos”, finaliza.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas