Sexta, 29 de Agosto de 2025 15:12
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira 190 anos

Secretário de Cultura do Estado celebra aniversários de Feira de Santana e do Amélio Amorim

Bruno Monteiro ressalta que o Amélio Amorim é um dos equipamentos culturais mais importantes do estado da Bahia.

18/09/2023 18h30
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Secretário de Cultura do Estado da Bahia Bruno Monteiro - Foto: Boca de Forno News
Secretário de Cultura do Estado da Bahia Bruno Monteiro - Foto: Boca de Forno News

O secretário de Cultura do Estado da Bahia Bruno Monteiro esteve na cidade para celebrar os 190 anos de emancipação política e ainda os 31 anos do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAA). “Reconhecemos a importância de Feira de Santana para o estado da Bahia sob todos os aspectos. Os geográficos, econômicos e também cultural, afinal a cultura de Feira é vibrante e pulsante”.

Bruno ressalta que o Amélio Amorim é um dos equipamentos culturais mais importantes que existem no estado da Bahia. “O que estamos fazendo aqui hoje é efetivando aquilo que é uma diretriz do nosso governo: a territorialização da cultura. Contudo não aquela só pensando do ponto de vista geográfico, mas pensando a territorialização como a identidade dos territórios dos municípios com o fazer cultural”, explica.

O secretário quer ainda fazer a dinamização dos centros de cultura do estado entendendo que eles têm que serem sempre ricos, com uma programação intensa, com os fazeres culturais da localidade. “E é isso que estamos fazendo aqui hoje com muita satisfação”.

A programação tem toda a diversidade cultural de Feira de Santana com dança, capoeira, feira, shows musicais. “É para isso que esse espaço está aqui, para receber as diferentes formas de fazer cultural. Eu fico muito empolgado quando vejo jovens, crianças e estudantes, afinal de contas eles precisam frequentar e se apoderarem desses lugares. Saber que esses lugares são para eles, para que eles façam a cultura e sejam sempre convidados a isso, a fazer cultura e realizar seus sonhos”.

Para quem faz cultura na Bahia, Bruno diz que a Secretaria está aberta, recebendo sugestões e contribuições, especialmente agora com o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo chegando com financiamento, com a política pública, onde a cultura acontece. “Que é em todos os municípios, em todos os cantos da Bahia. É isso que queremos, fortalecer a nossa cultura”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.