O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou, nesta sexta-feira, 22 sua versão no inquérito que investiga suposta tentativa de pressionar autoridades brasileiras ligadas ao processo sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Na manifestação, os advogados do ex-presidente alegaram que "o indiciamento feito pela Polícia Federal (PF) carece de provas consistentes". Eles também pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a revisão da prisão domiciliar imposta a Bolsonaro.
Segundo a defesa, Bolsonaro estaria sendo alvo de punição por condutas atribuídas a outras pessoas. O texto entregue ao STF ressalta que "não há registros de mensagens do ex-presidente incentivando atos golpistas, pelo contrário, ele teria evitado se pronunciar para não se “complicar”". Os advogados destacaram ainda que, em um ano e meio, não houve descumprimento de medidas cautelares já determinadas.
O posicionamento foi encaminhado após Moraes dar 48 horas para que fossem explicados:
- supostos descumprimentos de cautelares;
- indícios de planejamento de fuga;
- continuidade de condutas ilícitas.
Indiciamento
Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados pela PF sob a acusação de tentar interferir no processo do golpe. Os investigadores apontam que ambos atuaram em conjunto para pressionar ministros do STF e parlamentares.
Em resposta, a defesa negou que um rascunho de pedido de asilo político à Argentina, encontrado no celular de Bolsonaro e datado de fevereiro de 2024, pudesse ser interpretado como plano de fuga. Os advogados lembraram que o ex-presidente compareceu a todos os atos processuais e estava em casa quando foi determinado o uso de tornozeleira eletrônica.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


