Ocupando 18,27% do território brasileiro e formado por nove estados litorâneos, abrangendo uma área de 1.554.291,607 km², assim é a Região Nordeste do Brasil, que possui a maior costa litorânea do país, suas praias de águas quentes e cristalinas, com um tom azul-esverdeado, dunas, falésias, rios, manguezais e cidades que contém muito da história do nosso velho e maltratado Brasil.
Está localizada nesta região a Mata Atlântica, que foi explorada e colonizada pelos portugueses com o plantio da cana-de-açúcar e o cacau, contribuindo desta forma para o desmatamento do local.
A Região Nordeste também é notória por sua produção de castanha de caju, cana-de-açúcar, cacau, algodão, frutas tropicais e uma produção considerável de milho, feijão, café e uva, entre diversas outras frutas exóticas, sendo 59% destinados à exportação, com cacau e seus derivados responsáveis por 85%, além da exportação da agropecuária para o exterior.
Também está localizado na Região Nordeste o arquipélago de Fernando de Noronha, situado no estado de Pernambuco, onde se encontra um paraíso ecológico e turístico, sem esquecer da reserva biológica do Atol das Rocas, situado no estado do Rio Grande do Norte, entre outras belezas naturais.
O Nordeste também é conhecido pela sua cultura forte e marcante e sua culinária de origem africana, principalmente no Estado da Bahia, onde se pode saborear um bom acarajé, abará, caruru e vatapá, ao som de um bom axé, forró, xote, frevo pernambucano ou o tradicional baião, abraçado a uma bela nordestina ou nordestino, com seu sotaque e malemolência característicos.
Não é preciso mencionar as festas juninas, o carnaval da Bahia e Pernambuco, patrimônios imateriais do Nordeste, tampouco os grandes nomes da cultura e arte da região.
Para alguns autores, o Nordeste são vários países dentro do Brasil, com sotaques diferentes e, nos últimos 16 anos, cresceu mais do que o Brasil, ultrapassando a Região Sul. É a segunda região do país em população e o segundo mercado brasileiro de hotelaria, alimentação, e construção civil.
Encontra-se nesta região o parque petroquímico de Camaçari, na Bahia, Porto de Suape, em Pernambuco, exportando produtos manufaturados não só do Nordeste, mas de todo país, além do maior Polo Digital do Brasil, em Recife e das refinarias de petróleo Abreu Lima em Pernambuco, Landulpho Alves em Mataripe na Bahia e Potiguar Clara Camarão no Rio Grande do Norte.
“Ao contrário do que acham os desinformados e xenófobos como Zema, é o Nordeste que está puxando o PIB esse ano. Centro-Oeste deve crescer 2,3% e a economia Nordestina 2,4%, puxados pela agropecuária e indústria, com destaques para produção de alumínio no Maranhão e do turismo. O Sul vem em terceiro lugar com 1,7%.” – Informa Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
Enquanto isso, Zema, o xenófobo, diz que o Nordeste é uma vaca leiteira que produz pouco.
Por Alberto Peixoto
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 29°
Tempo nublado