
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar em 30% a capacidade de armazenamento de plasma sanguíneo, graças à aquisição de 604 equipamentos de alta tecnologia. Os freezers e blast-freezers começaram a ser entregues e serão instalados até o primeiro trimestre de 2026, beneficiando 125 serviços de hemoterapia em 22 estados.
Com a ampliação, a indústria pública de hemoderivados, controlada pela fábrica Hemobrás, poderá processar até 500 mil litros de plasma por ano, suprindo a demanda por medicamentos essenciais como imunoglobulinas, albumina e fatores de coagulação. A medida deve gerar economia anual de aproximadamente R$ 260 milhões ao reduzir a necessidade de importação desses produtos.
Nos últimos três anos, a disponibilização de plasma no país cresceu 288%, passando de 62,3 mil para 242 mil litros. A nova estrutura representa um avanço importante para a autossuficiência do sistema de saúde e amplia a oferta de tratamentos para pacientes com hemofilia, doenças imunológicas e outras condições que dependem de hemoderivados.
Crime Governo vai responsabilizar quem usar celular roubado e ampliar bloqueio de aparelhos; entenda
Vício em jogos Bets, Cazé TV, Globo e futebol: Entenda as novas regras que vão ditar o futuro do mercado de apostas no Brasil
Bets Jogatina clandestina: plataformas ensinam como criar uma bet ilegal e lucrar com o vício
Maioridade penal Além da punição: Como a redução da maioridade penal ameaça a rede de proteção do ECA até os 21 anos
PF Receita Federal acusa delegados da PF de manipulação de inquérito
Atualização TSE atualiza e-Título com justificativa por geolocalização e pagamento de multas via PIX 
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsas


