A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), protocolou uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (24), alegando suposta fraude em emissoras de rádio no Norte e Nordeste, que estariam veiculando volume de propagandas do candidato inferior ao estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Na tentativa de sustentar a suposta fraude, a equipe jurídica de Bolsonaro apresentou um relatório da empresa Audiency Brasil Tecnologia, sediada em Florianópolis (SC), e pede “imediata suspensão da propaganda de rádio” da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundos os advogados, o caso pode “assentar a ilegitimidade do pleito”, se não for corrigida “imediatamente”.
Após receber a ação, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, entendeu que a coligação de Bolsonaro não apresentou provas sérias de que o veículos estariam privilegiando o adversário e sequer indicou o nome das rádios, ou o dia e hora em que as inserções teriam deixado de ser veiculadas.
Moraes também deu um prazo de 24 horas para que sejam apresentados documentos que comprovem a suposta fraude, sob pena de levar à abertura de inquérito por suposta tentativa de perturbar a eleição.
“Os fatos narrados na petição inicial não foram acompanhados de qualquer prova e/ou documento sério, limitando-se o representante a juntar um suposto e apócrifo ‘relatório de veiculações em rádio’, que teria sido gerado pela empresa ‘Audiency Brasil Tecnologia'”, diz trecho da decisão do ministro.
“Tal fato é extremamente grave, pois a coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral sem base documental alguma, o que, em tese, poderá caracterizar crime eleitoral dos autores, se constatada a motivação de tumultuar o pleito eleitoral em sua última semana”, disse Moraes.
O anúncio da entrega do relatório foi feito pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, na noite desta segunda-feira (24), no Palácio da Alvorada. Antes, ele havia convocado a imprensa pelas redes sociais afirmando que faria “exposição de um fato grave”.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas



