Terça, 23 de Dezembro de 2025 16:57
75 98160-8722
Polícia Crime

Homem é preso suspeito de envolvimento nas mortes de vereador e de assessor em sítio do interior da Bahia

O delegado destacou ainda que o desafio permanece grande, especialmente nas áreas rurais e distritos, onde a atuação policial enfrenta maiores dificuldades logísticas.

23/12/2025 14h07
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Giliard José
Foto: Giliard José

Um homem foi preso nesta terça-feira (23), suspeito de envolvimento nas mortes do vereador de Santo Amaro, Gleiber Júnior (Avante), e do assessor dele, Diego Castro Reis, em um sítio no Recôncavo da Bahia.

O crime aconteceu em 9 de novembro deste ano e essa é primeira prisão de um suspeito de participação nos assassinatos. A Polícia Civil não revelou o nome do homem.

O suspeito tem 41 anos e também era assessor do vereador. Ele teve a prisão pedida após contradições apresentadas durante um depoimento.

Além da prisão, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do suspeito. Foram apreendidos dois celulares, além de 17 munições de fuzil calibre 7,62 e calibre 9mm.

As informações foram prestadas pelo delegado regional da 3ª Coordenadoria de Polícia Civil, Dr. Henrique Moraes, em entrevista concedida à Rádio Santo Amaro FM, na manhã desta semana.

Segundo o delegado, as investigações já resultaram na condução de um ex-assessor do parlamentar, após a identificação de incongruências em seus depoimentos. Durante diligências autorizadas pela Justiça, a Polícia Civil realizou buscas na residência do investigado, onde foram apreendidas munições de fuzil e munições de pistola calibre 9mm, o que levou à sua prisão em flagrante por porte ilegal de munição de uso restrito.

“Observamos divergências relevantes nos depoimentos prestados por esse ex-assessor. Em razão disso, solicitamos uma busca domiciliar, e durante a ação foram encontradas munições de uso restrito, o que caracterizou a situação flagrancial”, explicou o delegado.

De acordo com Dr. Henrique Moraes, embora não tenha sido utilizado fuzil na execução, o crime contou com disparos de calibre 12 e 9mm, sendo este último compatível com parte das munições encontradas na residência do investigado.

“A maior parte do material apreendido era de fuzil, mas também havia munições de 9mm, que coincidem com um dos calibres utilizados no homicídio”, destacou.

Outro ponto relevante revelado pela Polícia Civil é que, durante a perícia no local do crime, foi encontrada uma quantia em dinheiro que não foi levada, o que afasta, ao menos preliminarmente, a hipótese de latrocínio.

“Aparentemente, não se tratou de um roubo. O dinheiro estava no local e não foi subtraído, o que indica uma execução. No entanto, nenhuma linha de investigação pode ser descartada neste momento”, ponderou o delegado.

Apesar da prisão do ex-assessor, a Polícia Civil reforça que as investigações estão apenas começando e que outras pessoas podem estar envolvidas.

“Essa condução é apenas o pontapé inicial. Estamos começando a puxar o fio da meada, e há muito ainda a ser investigado”, afirmou.

As apurações não se restringem ao município de Santo Amaro. Conforme explicou o delegado, o vereador Gleyber Júnior possuía atividades empresariais em Feira de Santana, o que amplia o alcance das investigações.

Redução dos homicídios em Santo Amaro

Durante a entrevista, Dr. Henrique Moraes também fez um balanço das ações da Polícia Civil ao longo do ano. Segundo ele, o município registrou redução significativa no número de homicídios, passando de 39 no ano anterior para 23 casos neste ano, o que representa uma queda de quase 40%.

“Embora ainda seja um número elevado, houve uma redução sensível. Isso é resultado de ações integradas da Polícia Civil e da Polícia Militar, com foco no combate às facções criminosas, que estão relacionadas a cerca de 90% dos homicídios”, ressaltou.

O delegado destacou ainda que o desafio permanece grande, especialmente nas áreas rurais e distritos, onde a atuação policial enfrenta maiores dificuldades logísticas.

“A população de Santo Amaro merece respostas, e estamos trabalhando com seriedade e responsabilidade para esclarecê-las”, concluiu Dr. Henrique Moraes.

Matéria produzida pelo repórter: Giliard José

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.