No Brasil, três em cada 10 famílias brasileiras sofrem com algum nível de falta de alimentos e passam fome, segundo estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), divulgado nesta quarta-feira (14).
As regiões Norte e Nordeste do país concentram a maior proporção de famílias nessa situação. Alagoas é onde os casos de insegurança alimentar grave são mais frequentes, concentrando 36,7% das famílias pesquisadas. Logo depois, o Amapá, tem 32% dos domicílios nessa situação. Em seguida, Pará e Sergipe, ambos com 30% da população atingida.
Embora, proporcionalmente, a maior concentração de pessoas que passam fome atinge mais as regiões Norte e Nordeste, em números absolutos está no Sudeste, região mais populosa do país. Os dados são puxados por São Paulo, com 6,8 milhões de pessoas nessa situação, e pelo Rio de Janeiro, com 2,7 milhões.
Considerando o recorte nacional, a insegurança alimentar grave atinge 15,5% das famílias, enquanto a insegurança alimentar moderada afeta 15,2%.
O estudo
A análise foi feita de casa em casa, de novembro do ano passado a abril deste ano. Os pesquisadores visitaram 12.745 domicílios em 577 cidades, em todos os estados do país e no Distrito Federal.
O conceito de insegurança alimentar foi dividido pelo estudo em três níveis:
Bloqueio Moraes determina bloqueio de R$ 6 bilhões de Willer Tomaz, amigo de Flávio Bolsonaro
Eleições 2026 TSE reafirma proibições do uso de celular, boca de urna e porte de armas no segundo turno
Debate na Globo Após a Globo, o debate agora é nas urnas
Debate na Globo Lula e Flávio se enfrentam no último debate antes da eleição
Proibição Ala do TSE acredita que big techs interferiram nas campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro
Eleições 2026 Pesquisadores apontam risco à democracia se Flávio Bolsonaro for eleito 
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsas


