O ex-prefeito de Feira de Santana e médico, Tarcízio Pimenta, falou sobre a queda da libido e a impotência sexual em homens e quais são as suas causas. Segundo ele, as pessoas já ouviram dizer que o que causa a queda da libido é falta de vitaminas no organismo e até mesmo uma má alimentação. “Existem muitos comentários sobre essa questão. Na realidade, diferente do que muitos pensam, um hormônio que está diretamente ligado a essa questão é a testosterona. Depois dos 35 anos há uma baixa desse hormônio nos homens e essa baixa tem que ser acompanhada, medida e resposta se necessário for”, explicou.
Ainda conforme o médico, a testosterona não é um privilégio do homem, já que as mulheres também possuem esse hormônio, mas em menor quantidade. “Na mulher a testosterona tem um nível de 40 a 50 em seu valor real e no homem gira em torno de 400 ou 500. Um jovem pode ter 1200 de testosterona e isso é normal porque ele está em sua plenitude de virilidade. É ela o calo do homem”.
Tarcízio ressalta ainda que o estresse é uma das causas importantes na questão da queda da libido, principalmente porque há a liberação de uma substância chamada cortisol. “Essa substância é liberada quando se está estressado e ele vai diminuir a libido. Muito mais nos homens do que nas mulheres, mas acontece com as mulheres”.
A testosterona é produzida nos testículos do homem. Mas não apenas nele. Conforme o médico, existem duas glândulas em cima do rim em formato de chapéu que se chamam glândulas suprarrenais ou cortical. “Essas glândulas produzem também a testosterona. Em menor quantidade, mas produzem”.
O médico destaca ainda que a questão da testosterona não está relacionada apenas com a questão da libido. O hormônio tem receptores em quase todos os locais do corpo do homem. “Para se ter uma ideia, o coração para bater normalmente e funcionar bem precisa da testosterona. Um dos órgãos com mais receptores para esse hormônio é ele”, disse.
A testosterona baixa, ainda conforme Tarcízio, pode ser responsável por infartos, AVCs, diminuir a libido, causar desânimo, diminuir a imunidade, causar ganho de peso. Por isso é importante estar fazendo o controle do seu nível. “O diabético também precisa ter o controle desse hormônio porque a doença interfere nos vasos sanguíneos que está diretamente ligado com a ereção”.
A redução do estresse tem que acontecer e alimentos inadequados devem ser evitados. “Alimentos processados, alimentos industrializados, uso de anticoncepcional. Açúcar é um inimigo da testosterona porque força o pâncreas a produzir mais insulina. E a insulina alta baixa a testosterona do homem e da mulher”.
Outro inimigo da testosterona, ainda segundo o médico, é o álcool. “Aquela cervejinha diária e que é inocente para muitos também é um dos fatores de baixa desse hormônio. A obesidade também é outro fator importante. Ela é ruim para quase tudo. A atividade física recupera a testosterona, principalmente a mais pesada como a muscular”.
Dosar os hormônios é também importante para garantir o bom funcionamento do seu corpo e, por fim, cuidar das deficiências nutricionais. “As pessoas não dão muito valor a reposição do magnésio, zinco, cálcio. Essas substâncias tem importância para o metabolismo da testosterona. Os alimentos também vêm muito com agrotóxicos e alterados geneticamente, o que não é natural mesmo sendo bonito. E dá problema para o homem e para a mulher”.
Uma dica do médico, é a testosterona natural. Para quem quer recuperar a sua testosterona, ele indicou a ingestão de duas frutas: limão e romã. “São dois produtos importantíssimos para elevar a testosterona. Você pode fazer o suco e tomar todos os dias com água ou água de coco. Sua testosterona aumenta e a sua libido também. Eu tomo todos os dias em qualquer horário”, finalizou.
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental
Saúde Vacinação contra a gripe avança em Feira e ultrapassa as 138 mil aplicações em 2025 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas



