Terça, 26 de Agosto de 2025 07:44
75 9 9702 9169
Saúde Palavra do médico

Saiba onde o nível baixo de testosterona pode interferir na vida do homem

Nível baixo do hormônio não causa apenas queda da libido e impotência sexual.

07/02/2022 12h22
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O ex-prefeito de Feira de Santana e médico, Tarcízio Pimenta, falou sobre a queda da libido e a impotência sexual em homens e quais são as suas causas. Segundo ele, as pessoas já ouviram dizer que o que causa a queda da libido é falta de vitaminas no organismo e até mesmo uma má alimentação. “Existem muitos comentários sobre essa questão. Na realidade, diferente do que muitos pensam, um hormônio que está diretamente ligado a essa questão é a testosterona. Depois dos 35 anos há uma baixa desse hormônio nos homens e essa baixa tem que ser acompanhada, medida e resposta se necessário for”, explicou.

Ainda conforme o médico, a testosterona não é um privilégio do homem, já que as mulheres também possuem esse hormônio, mas em menor quantidade. “Na mulher a testosterona tem um nível de 40 a 50 em seu valor real e no homem gira em torno de 400 ou 500. Um jovem pode ter 1200 de testosterona e isso é normal porque ele está em sua plenitude de virilidade. É ela o calo do homem”.

Tarcízio ressalta ainda que o estresse é uma das causas importantes na questão da queda da libido, principalmente porque há a liberação de uma substância chamada cortisol. “Essa substância é liberada quando se está estressado e ele vai diminuir a libido. Muito mais nos homens do que nas mulheres, mas acontece com as mulheres”.

A testosterona é produzida nos testículos do homem. Mas não apenas nele. Conforme o médico, existem duas glândulas em cima do rim em formato de chapéu que se chamam glândulas suprarrenais ou cortical. “Essas glândulas produzem também a testosterona. Em menor quantidade, mas produzem”.

O médico destaca ainda que a questão da testosterona não está relacionada apenas com a questão da libido. O hormônio tem receptores em quase todos os locais do corpo do homem. “Para se ter uma ideia, o coração para bater normalmente e funcionar bem precisa da testosterona. Um dos órgãos com mais receptores para esse hormônio é ele”, disse.

A testosterona baixa, ainda conforme Tarcízio, pode ser responsável por infartos, AVCs, diminuir a libido, causar desânimo, diminuir a imunidade, causar ganho de peso. Por isso é importante estar fazendo o controle do seu nível. “O diabético também precisa ter o controle desse hormônio porque a doença interfere nos vasos sanguíneos que está diretamente ligado com a ereção”.

A redução do estresse tem que acontecer e alimentos inadequados devem ser evitados. “Alimentos processados, alimentos industrializados, uso de anticoncepcional. Açúcar é um inimigo da testosterona porque força o pâncreas a produzir mais insulina. E a insulina alta baixa a testosterona do homem e da mulher”.

Outro inimigo da testosterona, ainda segundo o médico, é o álcool. “Aquela cervejinha diária e que é inocente para muitos também é um dos fatores de baixa desse hormônio. A obesidade também é outro fator importante. Ela é ruim para quase tudo. A atividade física recupera a testosterona, principalmente a mais pesada como a muscular”.

Dosar os hormônios é também importante para garantir o bom funcionamento do seu corpo e, por fim, cuidar das deficiências nutricionais. “As pessoas não dão muito valor a reposição do magnésio, zinco, cálcio. Essas substâncias tem importância para o metabolismo da testosterona. Os alimentos também vêm muito com agrotóxicos e alterados geneticamente, o que não é natural mesmo sendo bonito. E dá problema para o homem e para a mulher”.

Uma dica do médico, é a testosterona natural. Para quem quer recuperar a sua testosterona, ele indicou a ingestão de duas frutas: limão e romã. “São dois produtos importantíssimos para elevar a testosterona. Você pode fazer o suco e tomar todos os dias com água ou água de coco. Sua testosterona aumenta e a sua libido também. Eu tomo todos os dias em qualquer horário”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.