Ana Paula Cunha - Foto: Boca de Forno News
A educadora e liderança política Ana Paula Cunha fez duras críticas à gestão do prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira, durante entrevista ao programa Boca de Forno, da Rádio Sociedade News, no quadro Boca de Forno Regional. Segundo ela, problemas administrativos apontados anteriormente continuam sem solução e há um clima de tensão entre servidores públicos e a administração municipal.
De acordo com Ana Paula, questões relacionadas ao PIS/Pasep e ao recolhimento do INSS dos funcionários seguem gerando preocupação. Ela afirmou que, apesar de declarações de que as pendências teriam sido negociadas ou parceladas, as irregularidades continuariam sendo identificadas. “Eu queria chegar aqui hoje e falar o inverso, mas não mudou. O que houve foi apenas uma maquiagem muito bem feita”, afirmou.
Nivaldo Lancaster e Ana Paula Cunha - Foto: Boca de Forno News
Durante a entrevista, Ana Paula relatou um episódio ocorrido há cerca de 15 dias envolvendo uma reunião entre profissionais da educação e o prefeito no gabinete municipal. Segundo ela, uma servidora pública concursada há 16 anos teria sido tratada com grosseria e ameaçada durante o encontro.
A educadora afirma que o gestor teria ameaçado chamar a polícia para retirar a funcionária do gabinete após a servidora reivindicar direitos da categoria. A reunião contou com a presença de representantes da APLB Sindicato. Ana Paula também criticou a atuação do sindicato local, alegando que a entidade não teria defendido a categoria durante o episódio. “O mais triste é que o sindicato que deveria proteger os trabalhadores ficou em silêncio”, declarou.
Outro ponto citado pela entrevistada foi uma declaração atribuída ao prefeito durante a reunião. Segundo Ana Paula, o gestor teria afirmado que profissionais da educação que participavam de mobilizações na Câmara Municipal estariam sendo pagos por ela.
A educadora negou a acusação e afirmou que pretende adotar medidas jurídicas. “Ele vai ter que provar que eu pago essas pessoas. As próprias trabalhadoras já disseram que estão dispostas a entrar nessa briga comigo”, afirmou.
Ana Paula Cunha e a equipe do Boca de Forno - Foto: Boca de Forno News
Ana Paula também criticou a condução das obras do Centro de Abastecimento de Santa Bárbara. Segundo ela, o espaço foi desmobilizado em janeiro de 2025 para reforma, mas até o momento não há previsão clara para conclusão.
Ela afirma que comerciantes que atuavam no local teriam recebido a promessa de uma ajuda de custo mensal de R$ 500, mas que o pagamento teria ocorrido por poucos meses. “Hoje muitas dessas pessoas estão passando necessidade porque não têm condições de alugar outro ponto comercial”, disse.
Outro tema abordado foi a promessa da implantação de um polo industrial no município. De acordo com Ana Paula, a proposta foi anunciada pela gestão municipal como justificativa para a não realização dos festejos de São João em 2025.
Segundo ela, até o momento o projeto não saiu do papel. “Disseram que viria um polo industrial com 400 empregos, mas até agora nada chegou à cidade”, afirmou.
Ao longo da entrevista, Ana Paula afirmou que o prefeito não aceita críticas à administração e que moradores estariam receosos de se manifestar publicamente.
“Hoje Santa Bárbara vive um clima de medo. As pessoas evitam se posicionar nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp por receio de retaliação”, disse.
Ela também criticou declarações atribuídas ao prefeito em mensagens e reuniões, classificando o comportamento como inadequado para um gestor público.
Apesar das críticas à gestão municipal, Ana Paula também destacou iniciativas voltadas ao fortalecimento da participação feminina na política e na sociedade. Ela anunciou a realização do primeiro “Chá da Tarde das Mulheres que Inspiram Santa Bárbara”, marcado para o próximo dia 14.
Durante o encontro, segundo ela, também será apresentada uma nova associação voltada para mulheres do município.
“Fazer política sendo mulher em uma cidade pequena é muito difícil, mas seguimos firmes para inspirar outras mulheres a ocuparem seus espaços”, afirmou.
Visita Governador recebe presidente da Câmara dos Deputados e reforça diálogo institucional em agenda com bancada federal
Chuvas em Cachoeira Chuvas em três dias superam média de todo o mês de março em Cachoeira
Vazão de água Comportas de Pedra do Cavalo são abertas preventivamente após temporais no Recôncavo
Mobilização Corrida Mulheres pela Vida mobiliza milhares em Salvador no Dia Internacional das Mulheres
Março Lilás Dia da Mulher: doenças cardíacas são principal causa de morte feminina
Economia Bahia encerra 2025 com volume recorde de investimentos, dívida baixa e em equilíbrio fiscal 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 34°
Tempo limpo



