Em Feira de Santana, 31 pacientes estão acomodados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas de Feira de Santana, nesta quarta-feira (12), esperando a transferência para uma unidade hospitalar. Ontem (11) eram 33. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.
Os dados são da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. O paciente J.C.L.M, 31 anos, sofreu um derrame pleural e está na UPA da Mangabeira aguardando regulação há 3 dias.
Dos 31 pacientes, 7 estão na UPA Mangabeira, 6 na UPA Queimadinha e os outros pacientes estão distribuídos nas sete Policlínicas municipais.
A demora para a transferência, acusa o órgão, sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.
Regulação Estadual
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.
Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas. Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



