Apesar do balanço positivo no número de doações e transplantes de órgãos, é preciso continuar aumentando o número de doadores e reduzindo a negativa familiar no estado. A afirmativa é da enfermeira América Carolina Sodré, coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), da Secretaria da Saúde do Estado. Segundo a enfermeira, a negativa familiar e o desconhecimento da sociedade sobre o processo de doação e transplante ainda são alguns dos principais obstáculos para o aumento no número de transplantes. “Por não conhecerem como se dá a doação, muitas famílias negam”, comenta América Carolina.
Atualmente, na Bahia, o número de pacientes em fila de espera para transplante de fígado é de 26 pacientes, de rim 1.244, de córnea 943 e de coração 1. No ano passado, no estado, foram realizados 485 transplantes de córnea, 43 de fígado, 264 de rim e 4 de pele. No caso de transplante de medula, procedimento só realizado no Hospital Universitário Professor Edgard Santos e Martagão Gesteira, foram realizados 52.
Embora tenha sido registrada uma redução de 11% na taxa de negativa familiar em 2021 em comparação com o ano anterior, ainda é necessário que seja ampliado o número de doações, lembrando que uma doação pode salvar inúmeras vidas.
A coordenadora da CNCDO explica que qualquer pessoa que venha a óbito é um potencial doador, bastando avisar a família. “No momento certo a família será entrevistada e uma equipe de profissionais habilitados fará uma avaliação segura e criteriosa para validão da doação”, concluiu a enfermeira.
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



