Quando as pessoas falam em diabetes, costumam associar a doença à possibilidade de cegueira. Por isso, a Retinopatia Diabética é a complicação mais temida. E um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de complicações oculares na pessoa com diabetes, segundo a oftalmologista e especialista em retina do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), Tessa Mattos, é o descontrole da glicemia.
De acordo com a especialista, a Retinopatia Diabética (RD) é realmente a complicação mais temida diante da possibilidade de cegueira em pessoas acima de 60 anos. Após 20 anos de diabetes, a chance de ter algum grau de RD – explicou – é de 90% no diabetes tipo 1 ( criança e adulto jovem) e de mais de 60% nas pessoas com diabetes tipo 2 . Como a doença é silenciosa, nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas, mesmo já apresentando algum grau de RD.
Exame de fundo de olho
Segundo explica a especialista do Cedeba, a única forma de detectar a RD é o exame de fundo de olho. Deve ser feito cinco anos após o diagnóstico para diabetes tipo 1 e, para o diabetes tipo 2 , no ato do diagnóstico de diabetes, porque muitas pessoas convivem muitos anos sem diagnóstico. São as complicações que as identificam como diabéticas.
“Mas se o tratamento da RD for feito no tempo certo e o tratamento realizado adequadamente, o risco de cegueira diminui em 5%. Infelizmente, na nossa realidade, muitas pessoas só têm o diagnóstico ao apresentarem algumas complicações, como baixa de visão”, pontua Tessa Mattos.
Segundo a especialista, o maior fator de risco para a RD é o descontrole glicêmico. O exame de hemoglobina glicada que dá a média da glicemia dos últimos três meses, precisa estar dentro dos padrões.
“É preciso evitar a variabilidade dos níveis de glicemia pois é bastante prejudicial oscilar entre hiperglicemia (200) e hipoglicemia (menos de 70).” O tratamento padrão para a RD proloferativa, segundo a especialista, é a panfotocoagulação a laser. Existem medicações que são injetadas no olho, eficazes para tratar o edema macular diabético, a principal causa de comprometimento de visão em pacientes diabéticos. Os cuidados com a visão na pessoa com diabetes devem ser redobrados porque a doença também é uma das principais causas de catarata precoce.
“Por tudo isso é muito importante a mudança de estilo de vida, que deve incluir a prática de atividades física e alimentação saudável. Além da RD, a pessoa com diabetes também deve ter cuidados com os pés para evitar o pé diabético”, alertou Tessa Mattos.
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas



