Segunda, 25 de Agosto de 2025 23:31
75 9 9702 9169
Saúde Corrida

Mais de 200 pessoas participaram da I Corrida Feirense de Prevenção ao AVC Hospital Clériston Andrade

Se faz necessário compreender que quando a gente fala de AVC, estamos falando de prevenção, tratamento, mas também de reabilitação por se tratar de um tratamento extremamente significativo.

10/11/2021 09h00
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / HGCA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promoveu neste domingo (07) a I Corrida Feirense de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento foi realizado na Av. Nóide Cerqueira, e contou com a participação de mais de 200 pessoas. A ideia é que a corrida se torne um evento anual a ser realizado na semana mundial de prevenção a AVC. De janeiro a agosto deste ano, 597 pacientes de Feira de Santana e região foram atendidos no HGCA, maior hospital público do interior da Bahia.

De acordo com médica neurologista, Renata Nunes, a corrida superou as expectativas em relação a participação e organização. “Foi muito emocionante ver aquele mar de azul na avenida Nóide Cerqueira com aquelas pessoas que já foram vítimas do AVC vivendo aquele momento tão importante e tão marcante na vida deles, fiquei muito emocionada e essa emoção foi compartilhada por outras pessoas que estavam ali. Se faz necessário compreender que quando a gente fala de AVC, estamos falando de  prevenção, tratamento, mas também de reabilitação por se tratar de um tratamento extremamente significativo. Eu tenho certeza que a corrida passa a ser parte do calendário esportivo anual da cidade e nos próximos anos ela acontecerá de forma mais abrangente, com mais participantes e Feira de Santana vai ter esta atividade como parte de sua rotina”, afirmou Dra. Renata.

Estudos indicam que uma em cada quatro pessoas terá AVC ao longo da vida. Os fatores de risco mais importante são hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade, estresse, sedentarismo e doenças cardíacas. Entre os fatores de risco modificáveis o sedentarismo e obesidade ganham destaque, além disso, a mudança no estilo de vida com aquisição de práticas saudáveis tem papel de destaque na redução do risco cardiovascular e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.