Terça, 16 de Setembro de 2025 07:03
75 9 9702 9169
Educação Enem

Professora dá dicas do que o aluno deve fazer em sua redação do Enem

Marly Caldas explica quais regras os estudantes devem prestar a atenção na hora de fazer sua prova de redação.

08/11/2021 14h17 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. A redação ainda é o bicho-papão para a maioria dos alunos. A professora Marly Caldas, formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), dá dicas para os estudantes que vão fazer o Enem.

Conforme Marly, o Enem é uma das provas mais completas que um estudante pode fazer. “Ela explora, em todas as provas, não somente na redação, a compreensão de texto e sua interpretação. Compreender um texto é diferente de interpretar”, afirmou.

Marly diz ainda que compreender um texto é entender a mensagem e decodificá-la. “Analisar o que o autor escreveu, o que a mensagem diz. Interpretar vai além de fazer essa análise. Ela sugere que o estudante vá usar o seu cabedal de conhecimentos para relacionar o que está no texto com todas as estruturas que ele adquiriu ao longo da vida, seja através de leitura ou através de vivência”, explicou. Essa relação entre o que o aluno sabe e o tema é uma das propostas da redação do Enem, ainda conforme a professora. “O aluno precisa compreender para conseguir interpretar”.

A professora explica ainda que em todas as orientações o Enem para fazer uma boa redação. “É preciso que o aluno leia o manual com atenção. Nele está contida a quantidade de linhas que deve ser utilizada. Uma redação com sete ou oito linhas não será considerada, será anulada. Não existe um número mínimo, mas uma redação pequena demais não será levada em conta. Muito longa pode ser cansativa”, diz.

O ideal, de acordo com a professora, é que o aluno se organize para fazer uma redação em prosa, em parágrafos, e não em versos, obedecendo os critérios de uma dissertação ou argumentação. “É uma redação em que vai ser dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Normalmente é pedido nas provas que ele faça uma dissertação argumentativa. Ele tem que ter os seus argumentos, as suas opiniões sobre aquele tema que está sendo proposto e utilizar essa argumentação dentro daquele espaço que é pedido”, finalizou.

Com informações do repórter Reginaldo Lima

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.