De repente, vem a palavra temida: "Câncer". Um diagnóstico quase sempre inesperado, que dinamita o presente e abala qualquer projeto futuro.
“É um dos golpes mais duros que a vida pode dar a você, como paciente, familiar e como médica em uma especialidade que, até 15 anos atrás, pouco podia ajudar essas mulheres. Foi então que fomos pioneiros na técnica de vitrificação de óvulos, que abriu um amplo leque de indicações no campo reprodutivo. E entre eles, um grupo de pacientes que poderia se beneficiar era o de mulheres jovens com diagnóstico de câncer, a maioria ainda sem filhos”, comenta Dra. Genevieve Coelho, Diretora Médica do IVI Salvador.
Assim, em 2007, nasceram no Grupo IVI os projetos “Ser Mãe depois do Câncer” e “Ser Pai depois do Câncer”, uma esperança futura para mulheres e homens com uma luta pela frente e uma meta a que se agarrar.
Desde então, milhares de mulheres com diagnóstico de câncer vitrificaram seus óvulos antes de se submeterem a um tratamento de quimioterapia ou radioterapia que poderia prejudicar sua fertilidade. Uma opção futura de ser mãe que lhes dá força e coragem para enfrentar e vencer esta batalha.
De todos os cânceres, o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres que realizam a preservação da fertilidade.
“Conscientizar é a chave para evitar tantos problemas que são consequências de um câncer. Sabemos que os tratamentos hoje em dia são mais eficazes, mas trazem consequências que podem ficar para o resto da vida da mulher. Por isso, prevenir é sempre o melhor caminho”, conta a médica.
A vitrificação de óvulos
Cerca de 80% das pacientes que realizam a quimioterapia tem risco de desenvolver amenorreia (parada da menstruação) e, muitas vezes, esse quadro pode ser irreversível. A técnica de vitrificação de óvulos é uma alternativa para preservar a fertilidade. Mulheres que passam por quimioterapia e/ou radioterapia, ou querem preservar a fertilidade por qualquer outro motivo (inclusive maternidade tardia) podem utilizar a técnica. Através do seu uso é possível adiar a capacidade reprodutiva de uma mulher pelo tempo que ela desejar, mantendo as possibilidades iguais às do momento em que se vitrificam os óvulos.
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



