Sexta, 19 de Abril de 2024 17:51
75 9 9702 9169
Saúde Pobreza menstrual

Senadores pretendem derrubar veto à distribuição de absorventes a mulheres em extrema pobreza

Proposta vetada pelo presidente Jair Bolsonaro tem o objetivo de combater a pobreza menstrual

08/10/2021 10h51
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.ba
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Senadores pretendem derrubar no Congresso o veto presidencial à distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua.

A medida integrava o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, sancionado nesta quinta-feira (7) e transformado na Lei 14.214/21.

O objetivo da proposta é o de combater a pobreza menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina.

A líder da bancada feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS), protestou nas redes sociais: “Desconexão com a realidade, falta de empatia e desconhecimento da condição feminina, em pleno mês de valorização da saúde da mulher: o Outubro Rosa. O argumento de que não há previsão orçamentária é irreal”, escreveu.

Na bancada baiana, o senador Jaques Wagner (PT) também se manifestou sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Enquanto o presidente da República veta a distribuição gratuita de absorventes pelo SUS, aqui na Bahia, o governo da Bahia vai garantir a dignidade menstrual à jovens estudantes da rede estadual de ensino. Essa é a diferença de um governo que cuida das pessoas”, postou o parlamentar petista.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.