O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) está abaixo do necessário e precisa de doações para continuar atendendo os bebês que não podem receber o alimento de suas mães.
De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do HIPS, mesmo com a campanha “Agosto Dourado”, as doações não foram suficientes para manter o estoque por pelo menos seis meses. Elas diminuíram significativamente durante o inverno.
“As doações são fundamentais para manter os estoques e continuar atendendo os bebês que não podem receber leite de suas mães”, afirma.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que até os primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno.
“Durante a campanha coletamos apenas 49 litros de leite materno e distribuímos 43 litros. Até o momento, nós temos uma reserva de 174 litros. No entanto, é necessário para mantermos o estoque nos próximos seis meses de, pelo menos, 366 litros do alimento”, informa Nadja Vieira.
A coordenadora do BL afirma que todos os dias são distribuídos entre 2,5 e 3 litros de leite. A distribuição prioriza os prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
Nadja Vieira faz um apelo para as mães que produzem leite em excesso para que doem o alimento.
“Toda mulher sadia que esteja amamentando e com leite além da necessidade do seu filho, pode doar. É possível que o leite seja coletado e armazenado na própria casa da doadora, até que a equipe do Banco de Leite e o Corpo de Bombeiros façam a coleta. Isso é feito duas vezes por semana”, pontua.
O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Interessadas em doar devem manter contato através do número (75) 3602-7156/ 3602-7100.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



