Nesta semana, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) fez graves acusações a administração do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Segundo o vereador, não existe razoes para que a instituição receba R$ 132 milhões de dinheiro público já que na unidade não existe cirurgias ortopédicas e a emergência foi fechada. Paulão pretende questionar a direção do HDPA sobre o que é feito com o dinheiro que é recebido através de um requerimento.
Paulão quer ainda saber sobre como os oito leitos de UTI que foram instalados no local são utilizados. Se preciso for, o vereador disse que pretende ir ao Ministério Público para saber o que é feito com o dinheiro. Ele contou com o apoio do colega, o vereador Emerson Minho (DC), que é também presidente da Comissão de Saúde da Casa e também quer “saber o que está acontecendo”.
Procurada pela reportagem do site Boca de Forno News, a diretora do HDPA Sandra Peggy afirmou que a Santa Casa é uma instituição privada filantrópica com 162 anos de atuação, atingindo a aproximadamente 73 municípios. Sua atuação é reconhecida como de elevada qualidade e eficiência. “Sua atuação é reconhecida como de elevada qualidade e eficiência. Atualmente a Santa Casa de Feira de Santana é a única instituição da região que oferece atendimento pelo SUS no tratamento de doenças cardiológicas graves desde o diagnóstico ao tratamento cirúrgico, doenças oncológicas desde a consulta à cirurgia oncológica e transplante renal já que Feira é o segundo principal centro transplantador da Bahia”, explicou.
Sobre emergência, Sandra explicou que o hospital atende apenas na área de oncologia para os pacientes assistidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon. “Somente no ano de 2020, foram 4.362 atendimentos na emergência; em 2019, 5.213. Emergência geral é atribuição do município e do Estado realizada pelas UPA´s e policlínicas. A ortopedia não é uma especialidade que pode ser priorizada neste momento pelo hospital filantrópico, uma vez que somos referência em alta complexidade”, completou.
Sandra ressaltou ainda que toda a verba de financiamento público recebida pelo hospital é investida “nos milhares de procedimentos e consultas públicas” realizadas anualmente, incluindo estrutura e pessoal. “A Santa Casa necessita de mais recursos para ampliar sua capacidade de atendimento”, alertou.
Sobre os oito leitos de UTI instalados, a diretora afirmou que foram disponibilizadas para a população de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde para o combate ao Covid-19. “Os leitos são regulados pela própria SMS, atendendo às demandas das UPA’s, policlínicas e equivalentes”.
Acusação da vereadora
A vereadora Eremita Mota (PSDB), em aparte do discurso de Paulão, afirmou que há pouco tempo o irmão de uma colega sua precisou de uma vaga no Dom Pedro e que não tinha para quem apelar. “Resolvi ir até a unidade e perguntei por que não havia vaga. Uma pessoa me disse, e não vou revelar seu nome, que um empresário fez um pedido e logo a pessoa teve direito a uma vaga. Isso é um absurdo. Só quero que o atendimento ali seja ampliado para quem precisa", declarou.
Sobre a acusação da vereadora, Sandra informou que o Hospital oferece 168 leitos distribuídos para cirurgia, clínica oncológica, quimioterapia e UTI. “As vagas são preenchidas diariamente de acordo com o encaminhamento feito pelas unidades de saúde que geram demanda de vagas de forma regular para o HDPA. Um eventual não recebimento de paciente decorre da falta de vaga momentânea ou simplesmente pelo fato de que o referido atendimento pode estar fora do perfil assistencial do hospital”, argumentou.
Segundo ainda a diretora, havendo disponibilidade de leitos, todas as unidades são assistidas. Não há nenhuma discriminação na unidade hospitalar. “Esta, aliás, é uma das marcas da nossa instituição: atendimento humanizado para todos, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação”.
Ela finalizou sua fala dizendo que a Santa Casa está sempre aberta para os vereadores, comunidade e todos os cidadãos que desejam informações. “A transparência é uma obrigação da instituição filantrópica e uma das suas principais bandeiras”, finalizou.
Seminário na Uefs Seminário na Uefs debate tutela coletiva e direitos do consumidor
Fundação Hospitalar Fundação Hospitalar realiza mutirão de atendimento para mulheres com gigantomastia em Feira de Santana
Dia de Finados Dia de Finados terá missas em todos os cemitérios de Feira de Santana
Veículos Antigos Centro de Convenções será palco do 13º Encontro de Veículos Antigos Princesa do Sertão
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (31)
Feira de Santana SOMA retoma manutenção de estradas da zona rural de Feira de Santana 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



