Somente em janeiro deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realizou 21 cirurgias para ligadura de trompas. Essa técnica é considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é elevadíssima, próximo de 99%.
A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia, segundo a legislação brasileira, é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos. “Aqui as gestantes são devidamente orientadas e preparadas desde o pré-natal”, explica Gilberte Lucas, gestora da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
A instituição segue o que determina a portaria do Ministério da Saúde [n° 48/99] e as regras para a realização da laqueadura, no SUS, conforme a lei federal de planejamento familiar (n° 9.263/96).
As pacientes que estiverem com indicação cirúrgica, devem apresentar relatório médico em um Posto de Saúde da Família (PSF) e, posteriormente, a solicitação será encaminhada até a unidade hospitalar para avaliação sob critérios do Programa de Assistência Integral à Saúde Mulher (PAISM).
A cirurgia
A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos – pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).
Porém, em alguns casos, a reversão da ligadura até é possível, mas há riscos e o procedimento é muito mais complexo do que a ligadura das trompas. A taxa de sucesso da reversão é de apenas 20%. Por isso, se a paciente tiver qualquer dúvida ou insegurança, a laqueadura não deve ser o método contraceptivo de escolha.
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo



