A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de quatro marcas de glitter que continham materiais plásticos em sua composição e eram divulgadas como apropriadas para uso em alimentos. A decisão proíbe a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e utilização dos produtos, além de determinar o recolhimento dos itens já distribuídos. Segundo a agência, o objetivo é proteger o consumidor, já que a ingestão de plástico representa risco à saúde.
Foram suspensos produtos das marcas Glitz, Jeni e Joni (Nadja F de Almeida Confeitos), Iceberg Chef e Jady Confeitos. Entre os motivos estão a presença de materiais plásticos como polipropileno micronizado, PET e PMMA — substâncias não autorizadas para contato com alimentos — além de ingredientes não identificados e indicação de uso direto em bolos, doces e confeitaria. A Anvisa reforça que produtos destinados a colorir alimentos devem ser compostos apenas por ingredientes e aditivos previamente autorizados após avaliação de segurança.
A agência orienta os consumidores a verificarem cuidadosamente os rótulos: produtos alimentícios devem apresentar lista completa de ingredientes, código INS, lote, validade e indicação de uso para fins alimentícios. A presença de substâncias plásticas ou ausência de informações claras indica que o produto não é seguro para consumo e deve ser utilizado apenas em objetos de decoração não comestíveis.
Tragédia VÍDEO: Explosão em galpão com fogos de artifício deixa uma pessoa morta e outras 10 feridas em São Paulo
Opinião Substitutivo de Derrite limita atuação do MP, dizem especialistas
Correios Com prejuízo bilionário, Correios planejam demissão em massa
Imóvel novo Ano novo, casa nova: Leilões da Caixa oferecem 580 imóveis com 65% de desconto
Turismo Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2025
Novas regras Mudanças no vale-alimentação ajudam a combater inflação, diz Abras 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 34°
Tempo nublado



