A cela do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como Papudinha, para onde o ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido, possui estrutura ampla e melhores condições em relação ao local onde ele estava detido anteriormente. O espaço conta com cozinha, lavanderia, área externa e local destinado à prática de exercícios físicos.
A transferência foi determinada nesta quinta-feira (15) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro estava preso na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, mas, segundo Moraes, a nova unidade oferece “condições ainda mais favoráveis”.
De acordo com a decisão, a cela permitirá maior tempo de visitas familiares, realização de banho de sol sem restrição de horário e prática de exercícios físicos a qualquer momento do dia. O ministro também autorizou a instalação de equipamentos para fisioterapia, como esteira e bicicleta.
Ainda segundo o despacho, o local dispõe de banheiro com chuveiro de água quente, geladeira, armários, cama de casal e televisão. Moraes anexou à decisão um quadro comparativo entre as instalações da Polícia Federal e da Papudinha.
Na Superintendência da PF, a cela tinha cerca de 12 metros quadrados, com capacidade para apenas uma pessoa. Já na Papudinha, o espaço total é de aproximadamente 65 metros quadrados, sendo quase 55 metros quadrados cobertos e 10 metros quadrados de área externa. Embora o local comporte até quatro pessoas, ele será utilizado exclusivamente por Bolsonaro.
Além do quarto e banheiro, a nova cela conta com sala, cozinha, lavanderia e área externa equipada com mesa e cadeiras. O banho de sol poderá ser realizado na própria área externa da cela, com privacidade, sem a necessidade de deslocamento por áreas administrativas.
No quesito atendimento médico, a Papudinha dispõe de médico de plantão 24 horas e um posto de saúde com equipe multidisciplinar, formada por médicos clínicos, enfermeiros, dentistas, assistente social, psicólogos, fisioterapeuta, psiquiatra e farmacêutico. Na PF, havia apenas médico em regime de plantão.
As refeições também foram ampliadas. Enquanto na Superintendência eram servidos café da manhã, almoço e jantar, na Papudinha serão oferecidos café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
Em relação às visitas, na PF elas ocorriam em sala administrativa, às terças e quintas, das 9h às 11h, com duração máxima de 30 minutos por visitante. Na nova unidade, as visitas poderão ocorrer às quartas e quintas, em três faixas de horário — das 8h às 10h, das 11h às 13h ou das 14h às 16h — com permanência de até duas horas por visitante, além da possibilidade de visitas simultâneas.
Transferência Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Pauta importante Lula quer usar aproximação com Motta para impulsionar escala 6x1 como bandeira eleitoral
Da Bahia Wellington César toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública
Proibição Dino proíbe emendas para ONGs ligadas a parentes de parlamentares
Safra de grãos Brasil encerra 2025 com maior safra de grãos da história, aponta IBGE
Acidente Ônibus com time que disputou Copinha bate e deixa um morto 
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado



