Foto: ACM
Feira de Santana é uma cidade grande, com problemas típicos de grandes cidades, cujos habitantes merecem qualidade de vida, segurança, saúde e educação. A má administração pública, a corrupção, a fraude, a lentidão, a falta de planejamento, a falta de transparência e a falta de bom senso afetam a vida de todos, mas existem caminhos simples e que podem ser realizados em um espaço de tempo de seis meses a um ano que com um custo praticamente zero melhorariam bastante a qualidade de vida dos feirenses.
A gestão pública em Feira de Santana é marcada pela má administração de recursos e serviços. Os problemas de corrupção, lentidão, descaso e falta de fiscalização são repetidos desde a infância, com consequências em todas as áreas: saúde e educação falham em atender as necessidades da população, a infraestrutura e o transporte são precários, a limpeza urbana é deficiente e a segurança pública não traz confiança. Doenças, criminalidade, falta de oportunidades e necessidade constante de socorro são o resultado, e o pior: os filhos não conseguem escapar.
O que gera esse fiasco? Certamente é a má gestão, e um dos maiores desafios é a ausência de orçamento para efetivar ações básicas. Contudo, a Economia ensina que não se pode administrar algo sem ter metas, e muitas falhas são originadas pela falta de planejamento, como a Avenida Artêmia Pires — é como acreditar que um travesseiro irá te ajudar a voar.
As falhas da administração pública têm um impacto direto e extremamente negativo no bem-estar da população, na segurança e no emprego dos cidadãos, e na qualidade da educação e da saúde. Preconceitos e autossugestões, tão comuns em nossa cultura, não devem ser levados em conta. A vida das pessoas não pode ser uma questão de sorte. Quando um carro bate em um buraco ou um ônibus tomba, a culpa não é do motorista; é de quem não cuida das ruas. Quando um familiar tem um problema de saúde, a solução não está somente em rezar para que Deus mande a cura; é em ter um sistema de saúde que funcione e atenda as pessoas da forma como devem ser atendidas.
A insatisfação é tão grande entre as pessoas que a mencionam em muitas conversas. Mas o que se escuta são apenas reclamações. Poucas são as abordagens que pensam em soluções. Além disso, não estão fundamentadas em dados e informações que demonstrem essas más condições. Não se tratam de críticas por espírito de contrariedade, mas da constatação de que as crianças não têm acesso a uma educação de qualidade, que as condições de segurança estão abalas, que os serviços públicos básicos não funcionam e que o cotidiano é marcado por medo e angústia. Essa situação afeta as crianças, as mães, os pais e os avôs de forma diferente, mas afeta a todos. E por que apenas uma parte da população se manifesta?
A gestão da Prefeitura de Feira de Santana apresentou, em diferentes áreas do governo, sinais de lentidão, desinteresse, falta de vontade política e ausência de uma estratégia bem definida. Todo esse cenário de falta de planejamento e de transparência foi potencializado pela crise que o Brasil e o mundo enfrentam. Contudo, a lenta recuperação econômica não deve servir de justificativa para os problemas que persistem na cidade.
Apesar de vários fatores terem contribuído para a situação precária em Feira de Santana, os principais responsáveis são a má administração e a corrupção. Se a administração pública estivesse seguindo um planejamento adequado, provavelmente não haveria tantas reclamações e a população estaria se sentindo satisfeita e em segurança. É possível perceber que o município está fazendo de errado não é tão difícil de corrigir. São ações simples, que podem ser realizadas com pouco ou nenhum custo e que, se implementadas, trariam um impacto extremamente positivo na vida dos cidadãos.
Por Alberto Peixoto
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais
Crônica da semana BRT Fake de Feira de Santana
Cultura 3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental celebra diversidade musical e promove intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais
FLIAC FLIAC 2025 é lançada com festa, emoção e expectativa de edição histórica em Antônio Cardoso
História da cidade Tema do Carnaval do Rio de Janeiro, Santo Amaro tem se preparado para a recepção de turistas na cidade 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado



