O deputado federal Zé Neto (PT) negou nesta sexta-feira (14), rumores de que a ferrovia Salvador–Feira tenha perdido prioridade e que o governo estadual teria colocado a Ponte Salvador–Itaparica como impeditivo para o avanço do projeto.
“A gente viu uma notícia sobre isso, mas não procede. Eu concordo que a prioridade do governo é a Ponte Itaparica, não discordo disso. Mas discordo fundamentalmente de que isso impeça que outros projetos aconteçam no estado”, afirmou o deputado.
Zé Neto destacou ainda que a ferrovia não depende de recursos diretos do governo estadual e está sendo tratada dentro do modelo de autorizações ferroviárias, mecanismo mais moderno e menos custoso.
“Não se trata de um projeto governamental, nem de PPP, e nem de obra bancada pelo Estado. É uma autorização. Já foi apresentado um projeto muito qualificado, extremamente estudado, com todos os dados estatísticos e de engenharia. Onde foi apresentado, encantou a todos”, explicou.
Segundo o parlamentar, o consórcio responsável já apresentou o projeto à ANTT, ao ministro Renan Filho, ao governo da Bahia, à Secretaria de Planejamento e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“A autorização da ANTT já foi concedida preliminarmente e está em Brasília, na mão do governo. O que a empresa precisa agora é de conexões com o governo do Estado e o governo federal, para integrar tudo. Mas não depende de recurso do governo. Ao contrário: é uma modalidade nova”, afirmou.
O deputado lembrou ainda que é relator de um projeto de lei sobre ferrovias no Brasil e relacionou a ferrovia Salvador–Feira a iniciativas mais amplas, como a Ferrovia Transoceânica.
“A ferrovia Salvador–Feira tem todas as condições de sair do papel. Feira de Santana precisa entrar nesse novo momento do modal ferroviário. O mundo inteiro está vendo isso, e o Brasil precisa acompanhar”, concluiu.
Viagem à China
O deputado revelou que a atualização do projeto tem atraído grupos estrangeiros e nacionais.
“Tem chineses querendo investir, tem franceses querendo investir, tem polos econômicos brasileiros e de fora interessados. Eles tiveram a grandeza de fazer um projeto, e esse debate está sendo travado”, destacou.
Zé Neto também disse que viajará à China no início do próximo mês para aprofundar conversas com possíveis investidores.
Política Justiça cassa mandatos de prefeito e vice de cidade na Bahia por abuso de poder político
Má fé Deputado acusa ACM Neto de má fé ao manipular declarações do governador
Pesquisa Quaest: Lula lidera todos cenários eleitorais para 2026, mas empata com Bolsonaro no segundo turno
Papuda “Papuda não tem condições para abrigar Bolsonaro”, diz vice-governadora do DF
Ameaças de morte Vereadora de São Francisco do Conde e noivo recebem ameaças de morte
Casa de vereador Polícia encontra R$ 2,7 milhões em casa de vereador assassinado em Santo Amaro 
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas



