Terça, 04 de Novembro de 2025 16:48
75 98160-8722
Cultura História da cidade

Tema do Carnaval do Rio de Janeiro, Santo Amaro tem se preparado para a recepção de turistas na cidade

Bembé do Mercado será tema do Carnaval 2026 da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.

04/11/2025 11h58 Atualizada há 3 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Juliana Rohrs - Foto: Boca de Forno News
Juliana Rohrs - Foto: Boca de Forno News

A cidade de Santo Amaro da Purificação tem se preparado para recepcionar os turistas que a visitam. A coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, Juliana Rohrs, afirmou que Santo Amaro tem vários projetos para fomentar o turismo e a cultura. “Reinaldo Lobo, o secretário, tem conversado com o Iphan, PAC, Governo Federal para vermos se conseguimos recuper o patrimônio de nossa cidade junto com o prefeito”.

Quando foi indicada para o cargo, Juliana disse que o prefeito tinha um objetivo: que instalasse em Santo Amaro um Centro de Atendimento do Turista. Ele está sendo montado na Rua 14 de Junho e dará também todo apoio as artesãs da cidade. “Estou fazendo esse trabalho para elas criarem uma independência financeira através da arte e para termos uma identidade dentro do trabalho artístico delas”.

Será realizada no próximo dia 12, na sede da Secretaria, a 1ª Conferência de Turismo, em conjunto com a Câmara de Turismo de Todos os Santos. “Recebemos agora um passaporte de turismo. O Centro será para que o turista chegue e seja atendido. Temos uma riqueza cultural, datas comemorativas o ano inteiro com eventos. Nossa cidade está em alta porque vamos ser tema do Carnaval do Rio de Janeiro, através do Bembé do Mercado, e precisamos direcionar não apenas o turismo, mas também as pessoas que trabalham com isso como hotéis, restaurantes, pousadas e até os jovens que estão se formando em turismo na cidade”.

O Bembé do Mercado é uma celebração religiosa de Candomblé realizada em Santo Amaro da Purificação, Bahia, que comemora a abolição da escravatura e a liberdade do povo negro desde 1889. A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis escolheu o Bembé do Mercado como enredo para o Carnaval de 2026, buscando inspiração e contando a história dessa importante manifestação cultural afro-brasileira na Sapucaí. 

A coordenadora lamenta que se tem tantas riquezas no artesanato da cidade, mas quando o turista chega não tem uma lembrança para levar. “Esse projeto é justamente para isso. O Centro de Atendimento também direcionará as pessoas para o passaporte. Estamos com um movimento grande também no ecoturismo. Queremos fomentar o turismo de forma organizada até para trazer um outro olhar e interesse da iniciativa privada”.

Para a restauração do patrimônio da cidade, Juliana disse que a Secretaria tem trabalhado, mas o orçamento é pouco. “É uma área muito complexa. É um processo grande e o orçamento é pouco. Todas as cidades do Recôncavo Baiano sofrem com isso. Quando o município não tem muito recurso, precisa dar prioridade a educação e saúde, mesmo sendo importante manter os prédios históricos. Ainda assim, prédios como do Arquivo Público, da Igreja da Purificação, da Igreja do Amparo foram restaurados, mas ainda falta muito. Com as parcerias com o Governo Federal pretendemos conseguir recuperar”.

Juliana não é contra quando a iniciativa privada recupera prédios históricos, mesmo sendo bairrista. “Precisamos sair da mesmice de esperar pelo governo. Precisamos correr atrás de outras formas”.

Em termos de acervo e memória, a cidade tem a Biblioteca Municipal. “Precisamos digitalizar os documentos raríssimos que não podemos abrindo para o público porque os papéis estão entrando em deterioração. Muita coisa foi restaurada e outras precisam de restauração. Quando os alunos chegam falo com eles sobre o que temos, como as primeiras cartas de alforrias que foram daqui. Temos cartas que chegam a datar de 30 anos antes da abolição da escravatura. Elas já estão digitalizadas e eles tem acesso. Falo sobre a história da cidade, sua importância histórica”.

Para Juliana, Santo Amaro, por ter feito parte da Independência do Brasil e dos primeiros movimentos abolicionistas é o berço histórico mais importante do país. “Falo sobre alguns ditados da cidade, curiosidades sobre as ruas e eles saem encantados. Precisamos nos organizar para recebe-los em uma escala maior”, finaliza.

Com informações do repórter Gilliard José

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.