Terça, 04 de Novembro de 2025 18:09
75 98160-8722
Política Mudanças

Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro

Ação do Ministério Público revelou candidaturas fictícias de mulheres no partido Mobiliza; suplente assume vaga deixada por Nelson da Pesca.

04/11/2025 13h54 Atualizada há 4 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Guri do Pilar - Foro: Boca de Forno News
Guri do Pilar - Foro: Boca de Forno News

Foi realizada nesta terça-feira (4), no Fórum Odilon Santos, na cidade de Santo Amaro da Purificação, a recontagem de votos relacionadas na polêmica envolvendo o partido Mobiliza e candidaturas fantasmas de mulheres. Como resultado, a cidade tem um novo vereador. É Washington Luis De Jesus Alves, mais conhecido como Guri do Pilar (PC do B), que considera que a Justiça foi feita. Ele entra no lugar do vereador Nelson da Pesca, que saiu prejudicado por causa da ação do partido. “O Ministério Público, com toda a sua expertise, conseguiu constatar a fraude eleitoral da cota de gêneros. Agora vou ser diplomado, tomar posse e trabalhar por todo povo santamarense”, disse.

Ainda conforme ao agora vereador, o juíz afirmou que fará a publicação dos fatos e logo após definirá a data para a sua diplomação. “Acredito que nada mais ameaçará eu estar como vereador porque o juíz tem sido sincero em suas decisões e do MP. Pretendo agora tomar posse o mais rápido possível para colaborar com os demais vereadores de nossa cidade”.

Guri alerta ainda a quem se candidatar em Santo Amaro futuramente para ficarem em alerta porque o MP está de olho. “O órgão é sério. Então, coloquem mulheres em seus partidos que sejam realmente candidatas, que venham ganhar a eleição e não coloquem pessoas fantasmas para acontecer esse tipo de coisa. Isso não acontece de agora. As vezes, eles colocam as mulheres no partido dando algo em troca e o MP está rigoroso com essa situação. A cota de gênero hoje é séria e não se permite mais candidaturas fictícias”.

Guri disse que fica sentido com a saída de Nelson da Pesca por acreditar que ele faz um bom trabalho em seu reduto eleitoral e foi penalizado por alguém que montou o partido de forma errada. “Não tive nada a ver com esse processo e foi o MP que conseguiu detectar essa fraude. Estou aqui como suplente e, se fui convocado, quero assumir a minha vaga como vereador”, finaliza.

Com informações do repórter Gilliard José

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.