O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitou neste domingo (2) aldeias indígenas no interior do Pará,durante a visita, ele afirmou que a demarcação de terras indígenas não "depende só do presidente da República". Ao se reunir com o povo da Aldeia Vista Alegre, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Lula justificou a demora nos processos e destacou seu histórico de criação de reservas no país.
“A demarcação territorial não depende apenas do presidente da República. Passa pelo Ministério da Justiça, pelos antropólogos, não sei por quantos outros órgãos, depois vai para a Funai e só então chega a mim. Quando chegar, estarei atento. Sei que temos muito a fazer, mas me orgulho de que ninguém demarcou mais terras indígenas ou criou mais reservas do que nós”, disse o presidente.
Durante seu governo atual, Lula homologou 16 territórios indígenas. Na visita, ele esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, das ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, além da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.
O presidente também anunciou a criação de uma Universidade Federal Indígena, com sede em Brasília e campi em todas as regiões do país, com divulgação oficial prevista para 17 de novembro:
“Até dia 17 deste mês, vou anunciar em Brasília a criação da universidade indígena. A sede será na capital, mas todos os estados terão extensões, permitindo que os estudantes façam os cursos próximos de suas comunidades, sem precisar se deslocar para Brasília” afirmou.
A visita integra o roteiro pré-COP 30 de Lula no Pará. No sábado, o presidente esteve em Belém para inaugurar obras no Porto de Outeiro e a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém.
Nome limpo Feirão Limpa Nome volta a ser realizado a partir desta segunda com descontos de até 99%; saiba como participar
Situação de rua Brasil registra 358 mil pessoas em situação de rua, com crescimento expressivo no Norte
COP 30 Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30
Novo presidente Edson Fachin assume presidência do STF para o biênio 2025-2027 nesta segunda
Redução Congresso aprova medida provisória que deve reduzir contas de luz a partir de 2026
autoescola Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH deve começar ainda este ano, diz ministro 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



