A arte é uma das principais fontes que definem a formação cultural e social de um povo, pois através de sua diversidade é possível perceber e compreender aspectos vitais para a história da humanidade. A história da arte está relacionada à civilização, não se limitando apenas às pinturas e esculturas: a música, a dança, a literatura e outros elementos que envolvem o cotidiano das pessoas também são consideradas manifestações artísticas.
No Brasil, a música e a imagem expressam a identidade do nosso povo. Cores, formas e sons têm sido empregados, entretanto, não somente para garantir a beleza, mas para mostrar uma mensagem de resistência. Essa tradição procura demonstrar a forma de viver do indivíduo, com sua cultura migrante originada de outros povos. Dessa maneira, os movimentos sociais, sobretudo os oriundos da linha política, se utilizam da arte como uma forma de estimular a transformação da comunidade. As ruas são as maiores testemunhas das lutas e conquistas desenvolvidas na sociedade; o povo é o autor e o cenário dessas narrativas.
A história da arte no Brasil acompanha o processo de formação cultural e social de seu povo e espelha as transformações pelas quais a nação passou. A influência da cultura na produção artística, observada em diferentes momentos históricos, contribuiu para a construção da identidade brasileira. Durante o Período Colonial, o Barroco, movimento artístico-cultural europeu, foi manifestado por artistas nativos, cujas obras refletiam uma aproximação do criador com o fiel, característica ampliada no contexto brasileiro devido à periferia envolvente.
A Tropicália, por sua vez, destacou-se ao valorizar a cultura brasileira, propagar mensagens de resistência juntas a manifestações de protesto e liberdade, tornando-se parte da identidade nacional. Na linha do Modernismo, o Neoconcretismo promoveu a aproximação e transformação da arte, estabelecendo uma melhor interação entre artista e espectador.
Já a arte contemporânea manifesta-se principalmente como ferramenta de critica social, demonstrando o momento e estabelecendo ligações entre arte, sociedade e política. Atualmente, a arte das ruas emerge como novo destaque no cenário artístico, estabelecendo pontos de diálogo entre a Arte e a Sociedade.
A cultura brasileira é formada mediante a união de etnias diferentes e a melhor forma de representá-la é por meio da arte. Esta demonstra a cultura e cria uma verdadeira identidade para o povo brasileiro. No Brasil, a diversidade cultural aumenta de região para região, uma vez que cada parte do país possui os seus próprios costumes.
No entanto, a arte aproxima os povos, pois todas gostam de apreciar as diferentes manifestações nas ruas, nos parques, nos museus, no campo, nas casas, nos salões e nas florestas. O Brasil apresenta uma grande variedade cultural, formada pela mistura de diversas culturas. Toda essa herança cultural pode ser vista nas festas que encantam a população, nos folguedos populares, nas manifestações esporádicas e no Carnaval, que é a festa popular mais conhecida no país. Essas manifestações mesclam as culturas indígenas, africanas e brasileiras, constituindo uma verdadeira identidade.
A pintura, a escultura, a literatura, a arquitetura, as artes plásticas e as artes visuais brasileiras são o alicerce para o surgimento da arte nacional. Essas manifestações contribuem em escala significativa para a representação da cultura e identidade brasileiras. O Brasil confinou religiosos europeus e artistas barrocos — seja devido à fundação da universidade dos Jesuítas ou à vocação econômica da colônia —, incitando um desenvolvimento artístico que se expressaria em movimentos importantes como a Tropicália e o Neoconcretismo, que moldariam a escrita e as expressões artísticas subsequentes.
Também pode-se perceber que a arte é um meio transformador da sociedade e que os movimentos sociais estão cada vez mais ligados a ela. Essa ligação é fundamental para o pleno desenvolvimento da cultura Brasileira. A arte atua como um instrumento educacional que enaltece a história e a cultura de uma nação, promovendo a formação do indivíduo. A arte como um elemento de promoção social é uma necessidade da sociedade atual. A educação do povo no seu sentido cultural, a compreensão de si mesma, da identidade cultural de seus cidadãos, entre outros, depende de projetos que introduzam as crianças e os jovens na percepção da arte.
Por Alberto Peixoto
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas