O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes saiu em defesa da atuação do Judiciário diante das recentes críticas que pedem maior autocontenção da Corte. Durante o seminário “Brasil Hoje”, promovido nesta segunda-feira (25) em São Paulo pelo think tank Esfera, o magistrado afirmou que limitar o Supremo em momentos de crise poderia ter custado ainda mais vidas durante a pandemia da covid-19.
Para Mendes, decisões do tribunal garantiram acesso a vacinas e preservaram famílias. “Se nós tivéssemos sido contidos durante a pandemia, muito provavelmente não teríamos tido só ‘700 mil mortos’, teríamos muito mais mortos”, afirmou, ao citar a determinação do ministro Ricardo Lewandowski para a compra de imunizantes. O decano enfatizou que esse tipo de ação não configurou ativismo judicial, mas cumprimento da Constituição.
O ministro destacou que a democracia brasileira só se sustenta dentro dos limites constitucionais e que não pode ser confundida com ausência de regras. “A democracia não é um espaço livre em que todos possam fazer o que querem. A democracia constitucional significa ter limites”, disse, ao lembrar a atuação do tribunal contra as fake news e na regulação do ambiente digital.
Apoio a Alexandre de Moraes
Em sua fala, Gilmar Mendes fez questão de defender o ministro Alexandre de Moraes, alvo de críticas e contestação de setores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ele, não há justificativa para ataques contra o colega. “A ampla maioria do tribunal reconhece que talvez nós não estivéssemos aqui hoje se não fosse a ação do ministro Moraes, sua liderança à frente dos inquéritos”, afirmou.
O magistrado também minimizou preocupações sobre possíveis represálias internacionais após decisões envolvendo Bolsonaro. “Não cogitamos retaliações dos Estados Unidos. Nossa vida segue normal e vamos cumprir o papel que a Constituição nos determina. É absolutamente anômalo tentar submeter decisões judiciais a negociações econômicas ou comerciais”, declarou.
Intoxicação Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Uso de internet Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
Alerta Idosos são alvos preferidos para golpes pela internet
Reforma de casa Veja o que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa
Iinjúria Condenada por injúria, Antonia Fontenelle pode ser presa
Pena maior Câmara aumenta penas para crimes como extorsão e escudo humano 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas



