Feira de Santana confirmou sete casos de coqueluche em janeiro deste ano. Em todo o ano passado foram 49. Para capacitar os profissionais de saúde no diagnóstico preciso e acompanhamento dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover encontro sobre a doença no próximo dia 21.
O evento será ministrado pela infectologista Normeide Pedreira no auditório da Faculdade Estácio, a partir das 8h, e será voltado para médicos das redes pública e privada.
"O município apresentou um aumento de casos de coqueluche no final do ano passado. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo essa capacitação para que a nossa rede de Atenção à Saúde esteja preparada em relação à doença para fornecer o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado aos pacientes", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal.
A coqueluche é uma doença respiratória de alto poder de transmissão e que acomete principalmente crianças menores de 1 ano [elas representam quase a totalidade das complicações e mortes por coqueluche].
Os sintomas iniciais da doença se assemelham ao da gripe ou virose: espirros e corrimento nasal; tosse; olhos lacrimejando e, em alguns casos, febre baixa. Depois a tosse passa a ser persistente, vômito e falta de ar após tossir.
Ainda segundo Verena Leal, a importância de notificar os casos da doença na Vigilância Epidemiológica (Viep) são fundamentais para acabar com a cadeia de transmissão.
PREVENÇÃO
Previne-se a coqueluche por meio da vacina pentavalente, a qual faz parte da caderneta de vacinação da criança. São aplicadas três doses e dois reforços a partir dos dois meses de vida. O imunizante é disponibilizado em todas as unidades de saúde do município, através da Rede de Frio.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental
Saúde Vacinação contra a gripe avança em Feira e ultrapassa as 138 mil aplicações em 2025
Saúde Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher promove mutirão com especialidades pediátricas neste sábado (11)
Saúde Oftalmologista faz alerta para epidemia de miopia causada pelo uso excessivo de telas 
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 17° Máx. 20°
Chuva



