Feira de Santana confirmou sete casos de coqueluche em janeiro deste ano. Em todo o ano passado foram 49. Para capacitar os profissionais de saúde no diagnóstico preciso e acompanhamento dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover encontro sobre a doença no próximo dia 21.
O evento será ministrado pela infectologista Normeide Pedreira no auditório da Faculdade Estácio, a partir das 8h, e será voltado para médicos das redes pública e privada.
"O município apresentou um aumento de casos de coqueluche no final do ano passado. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo essa capacitação para que a nossa rede de Atenção à Saúde esteja preparada em relação à doença para fornecer o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado aos pacientes", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal.
A coqueluche é uma doença respiratória de alto poder de transmissão e que acomete principalmente crianças menores de 1 ano [elas representam quase a totalidade das complicações e mortes por coqueluche].
Os sintomas iniciais da doença se assemelham ao da gripe ou virose: espirros e corrimento nasal; tosse; olhos lacrimejando e, em alguns casos, febre baixa. Depois a tosse passa a ser persistente, vômito e falta de ar após tossir.
Ainda segundo Verena Leal, a importância de notificar os casos da doença na Vigilância Epidemiológica (Viep) são fundamentais para acabar com a cadeia de transmissão.
PREVENÇÃO
Previne-se a coqueluche por meio da vacina pentavalente, a qual faz parte da caderneta de vacinação da criança. São aplicadas três doses e dois reforços a partir dos dois meses de vida. O imunizante é disponibilizado em todas as unidades de saúde do município, através da Rede de Frio.
Saúde Novo Hospital Municipal de Feira avança para etapa final da licitação
Saúde Hospital São João de Deus realiza cirurgias de redução de mama e reforça acesso a procedimentos especializados em Cachoeira
Saúde Novo CEMAID amplia atendimento a diabéticos e passa a receber crianças em Feira de Santana
Saúde Terreno abandonado da Embasa preocupa moradores por risco de proliferação do Aedes aegypti
Saúde Câncer de intestino cresce entre adultos mais jovens e reforça importância da colonoscopia na prevenção
Aedes aegypti Feira recebe carro fumacê para reforçar combate ao Aedes aegypti em áreas com maior incidência 
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 29°
Tempo limpo


