Feira de Santana confirmou sete casos de coqueluche em janeiro deste ano. Em todo o ano passado foram 49. Para capacitar os profissionais de saúde no diagnóstico preciso e acompanhamento dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover encontro sobre a doença no próximo dia 21.
O evento será ministrado pela infectologista Normeide Pedreira no auditório da Faculdade Estácio, a partir das 8h, e será voltado para médicos das redes pública e privada.
"O município apresentou um aumento de casos de coqueluche no final do ano passado. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo essa capacitação para que a nossa rede de Atenção à Saúde esteja preparada em relação à doença para fornecer o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado aos pacientes", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal.
A coqueluche é uma doença respiratória de alto poder de transmissão e que acomete principalmente crianças menores de 1 ano [elas representam quase a totalidade das complicações e mortes por coqueluche].
Os sintomas iniciais da doença se assemelham ao da gripe ou virose: espirros e corrimento nasal; tosse; olhos lacrimejando e, em alguns casos, febre baixa. Depois a tosse passa a ser persistente, vômito e falta de ar após tossir.
Ainda segundo Verena Leal, a importância de notificar os casos da doença na Vigilância Epidemiológica (Viep) são fundamentais para acabar com a cadeia de transmissão.
PREVENÇÃO
Previne-se a coqueluche por meio da vacina pentavalente, a qual faz parte da caderneta de vacinação da criança. São aplicadas três doses e dois reforços a partir dos dois meses de vida. O imunizante é disponibilizado em todas as unidades de saúde do município, através da Rede de Frio.
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



