O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento ou intestino preso. Intestino preso, ou constipação, é a dificuldade para evacuar, caracterizada por fezes endurecidas, inchaço, dor e sensação de evacuação incompleta, geralmente com frequência inferior a três vezes por semana. As causas mais comuns incluem baixa ingestão de fibras e líquidos, sedentarismo, estresse e certos medicamentos. Para aliviar, recomenda-se aumentar a ingestão de água e fibras, praticar atividade física e, para alguns, usar um banquinho ao sentar no vaso sanitário pode ajudar na evacuação.
O médico Tarcízio Pimenta ressalta que esse é um problema de muitas pessoas, principalmente mulheres. “De cada 10 mulheres, 7 a 8 tem problemas de constipação. Isso se agrava mais logo após a menopausa. As pessoas precisam defecar aos menos três vezes por semana. Se você não tem esse ritmo defecatório, essas fezes podem ficar acumulada e isso não é bom. Outro problema é que não faz a defecação completa. Isso faz com que alguma porção de fezes fique no intestino, se acumule e com certo tempo pode petrificar, perfurar o intestino ou, muitas vezes, retirado por cirurgia aberta”.
Procure sempre regular o seu ritmo intestinal, pede o médico. “Procure ingerir liquido todos os dias, usar mais fibras, observar alimentos que predem, principalmente farinha, trigo, produtos lácteos”.
Muitos pacientes ficam ainda sem ritmo intestinal por causa de medicamentos. “As pessoas passam a usar um medicamente com o intestino normal e de repente ele fica preso. Nesses casos, é importante voltar ao médico que prescreveu a medicação para que ele modifique ou olhe a dosagem e explica ao paciente o que está acontecendo. Medicamentos para ansiedade, depressão, pressão alta, analgésicos, anti-inflamatório, diuréticos, anti-histamínicos podem mudar o ritmo do intestino”, salienta.
Pacientes menopausadas podem usar cálcio que pode constipar. Assim como o ferro e medicamentos para Alzheimer, doenças da tireoide, canetas emagrecedoras e antiácidos. “Converse com o seu médico para evitar um problema dessa natureza. Ele que vai lhe orientar. Intestino preso não é bom”, finaliza.
Ouça o “Palavra de Médico” aqui.
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas



