Sexta, 14 de Novembro de 2025 14:10
75 98160-8722
Saúde Palavra de médico

O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento

O médico Tarcízio Pimenta explica o que pode causar e o que se deve fazer para evitar esse problema.

14/11/2025 11h33 Atualizada há 55 minutos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento ou intestino preso. Intestino preso, ou constipação, é a dificuldade para evacuar, caracterizada por fezes endurecidas, inchaço, dor e sensação de evacuação incompleta, geralmente com frequência inferior a três vezes por semana. As causas mais comuns incluem baixa ingestão de fibras e líquidos, sedentarismo, estresse e certos medicamentos. Para aliviar, recomenda-se aumentar a ingestão de água e fibras, praticar atividade física e, para alguns, usar um banquinho ao sentar no vaso sanitário pode ajudar na evacuação.  

O médico Tarcízio Pimenta ressalta que esse é um problema de muitas pessoas, principalmente mulheres. “De cada 10 mulheres, 7 a 8 tem problemas de constipação. Isso se agrava mais logo após a menopausa. As pessoas precisam defecar aos menos três vezes por semana. Se você não tem esse ritmo defecatório, essas fezes podem ficar acumulada e isso não é bom. Outro problema é que não faz a defecação completa. Isso faz com que alguma porção de fezes fique no intestino, se acumule e com certo tempo pode petrificar, perfurar o intestino ou, muitas vezes, retirado por cirurgia aberta”.

Procure sempre regular o seu ritmo intestinal, pede o médico. “Procure ingerir liquido todos os dias, usar mais fibras, observar alimentos que predem, principalmente farinha, trigo, produtos lácteos”.

Muitos pacientes ficam ainda sem ritmo intestinal por causa de medicamentos. “As pessoas passam a usar um medicamente com o intestino normal e de repente ele fica preso. Nesses casos, é importante voltar ao médico que prescreveu a medicação para que ele modifique ou olhe a dosagem e explica ao paciente o que está acontecendo. Medicamentos para ansiedade, depressão, pressão alta, analgésicos, anti-inflamatório, diuréticos, anti-histamínicos podem mudar o ritmo do intestino”, salienta.

Pacientes menopausadas podem usar cálcio que pode constipar. Assim como o ferro e medicamentos para Alzheimer, doenças da tireoide, canetas emagrecedoras e antiácidos. “Converse com o seu médico para evitar um problema dessa natureza. Ele que vai lhe orientar. Intestino preso não é bom”, finaliza.

Ouça o “Palavra de Médico” aqui.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Erisvalter Dantas Há 2 horas Feira de Santana Bahia Pra não fugir a regra Dr Tarcízio sempre contribuindo com assuntos importantes, obrigado.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.