A tradicional Festa de Santa Bárbara, realizada nesta quarta-feira (4), no município de Santa Bárbara, recebeu a visita do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a deputado federal, ACM Neto (União Brasil), que participou das celebrações religiosas e encontrou moradores, lideranças locais e apoiadores. O evento também contou com a presença do ex-ministro da Cidadania João Roma (PL).
Em clima de confraternização, ACM Neto destacou a importância da data e a relação pessoal com a devoção à Santa Bárbara.“É uma alegria enorme, mais uma vez, estar aqui no 4 de dezembro. Venho não só para trazer meu abraço ao povo desta cidade, mas também para agradecer à Santa Bárbara pela proteção ao povo daqui e aos baianos. Desde criança, acompanhava minha avó, Marisa, que era devota. É uma tradição afetiva”, afirmou.

O ex-prefeito disse sair “revigorado” da celebração. “A gente sai daqui com energia e gratidão pela forma tão carinhosa como somos recebidos.”
Durante a visita, ACM Neto voltou a criticar o atual governo da Bahia, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT). Ele afirmou que, após 20 anos de gestão petista, os serviços essenciais ainda não atendem às necessidades da população, principalmente os mais pobres.
Segundo ele, áreas como saúde, segurança e educação continuam apresentando dificuldades estruturais.
“Quem mais sofre hoje na Bahia é o pobre. Quem enfrenta violência, espera por atendimento na saúde pública e não tem a mesma oportunidade na educação é o pobre. Depois de duas décadas, a Bahia segue com problemas graves sem solução”, declarou.
Neto, que lidera pesquisas preliminares divulgadas para a disputa pelo governo em 2026, também comentou a postura do atual governador.
“Temos visto um governador irritado, que reage mal às cobranças. Mas as críticas não são só minhas — vêm de prefeitos, vereadores, empresários, estudantes, aposentados. O sentimento de mudança cresce em toda a Bahia”, afirmou.
Ele também criticou o aumento da dívida estadual, mencionando empréstimos que, segundo ele, não estariam sendo refletidos em obras e serviços.
“Estamos chegando a quase R$ 30 bilhões em empréstimos, e não sabemos onde esse dinheiro está sendo aplicado. Não há uma marca clara no governo”, disse.
O pré-candidato afirmou que a aliança com João Roma está “consolidada”.“Estamos cumprindo agendas juntos. João está aqui hoje em Santa Bárbara, como esteve em Coité e em outras cidades. Seguiremos juntos até o final do ano e no planejamento para 2025”, afirmou.
Sobre a formação das chapas proporcionais, Neto confirmou que União Brasil deve anunciar novas movimentações nos próximos dias e ressaltou que outros partidos aliados também serão incluídos nas discussões. Ele citou nomes como Zé Chico (pré-candidato a deputado federal) e Lulinha (pré-candidato a deputado estadual) como figuras relevantes dentro da legenda em Feira de Santana.

O ex-ministro João Roma afirmou que o alinhamento com ACM Neto ocorre “desde o reconhecimento de que 20 anos de governos do PT não melhoraram a vida da população baiana”.
“O PT faz grandes propagandas, mas não entrega o que promete. É necessário encerrar esse ciclo e construir uma Bahia verdadeiramente próspera, com menos impostos e mais oportunidades”, declarou Roma.
Ele também reiterou o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionando o que considera “perseguição judicial” ao ex-chefe do Executivo.
“Nós do PL estamos ao lado do presidente Bolsonaro. Precisamos acompanhar os desdobramentos destes processos, porque deles dependerá a definição do cenário nacional”, disse.
Sobre a composição da oposição na Bahia, Roma destacou que as discussões ocorrerão “no tempo certo”:
“Apesar de parecer que a eleição é amanhã, ainda há muito a acontecer. A prioridade é construir propostas sólidas para Bahia e Brasil.”
Expectativas para 2026
Ambos os líderes afirmaram que ainda não há definição oficial sobre candidaturas, mas sugeriram que decisões serão amadurecidas até as convenções partidárias de 2026.
ACM Neto reforçou sua disposição:“Meu desejo e minha coragem são para disputar o governo da Bahia. Estamos trabalhando para isso, corrigindo erros do passado e ajustando os caminhos.”
Eleições 2026 Lula mantém liderança folgada e venceria eleição de 2026 em todos os cenários
Vereador Jurandy Vereador Jurady Carvalho se afasta do mandato para disputar eleição estadual
Balanço Prefeito Júnior Batata fala sobre Natal, balanço da gestão, folha salarial e ações de saúde em Candeal
Messias ao STF Indicação de Messias ao STF enfrenta resistência e Lula terá de pedir votos
Prisões em Feira Governador comenta prisões em Feira de Santana e avalia pesquisas eleitorais: “Não damos trégua ao crime”
Crise de soluço Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



