Terça, 18 de Março de 2025 00:20
75 9 9702 9169
Educação Educação

Governador dá início ao ano letivo e inaugura escola de tempo integral em Conceição do Jacuípe

Jerônimo abordou ainda a reforma administrativa, redução da letalidade policial e Feira de Santana.

10/02/2025 12h05 Atualizada há 1 mês
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

Nesta segunda-feira (10), às 7h, o governador Jerônimo Rodrigues abriu oficialmente o ano letivo de 2025 da rede pública estadual de ensino, durante a inauguração do novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe. A cerimônia contou com aula inaugural, que abordou o tema “Educação Sustentável, Inovadora e que Cuida da Aprendizagem na Bahia”.

O Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe conta com uma infraestrutura moderna, incluindo salas de aula equipadas, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, auditório e refeitório. A unidade também oferecerá espaços para práticas culturais e esportivas, alinhados à proposta pedagógica do ensino em tempo integral.

Foto: Boca de Forno News

O evento contará com a presença de autoridades estaduais, representantes da Secretaria da Educação, gestores escolares, professores e estudantes. A nova unidade de ensino faz parte da política de expansão do modelo de educação em tempo integral, que busca melhorar a qualidade do ensino e garantir maior permanência dos alunos na escola.

Foto: Boca de Forno News

A ampliação desse modelo educacional visa aumentar os índices de aprendizagem e reduzir a evasão escolar. Os estudantes passarão mais tempo na escola, com uma grade curricular que integrará disciplinas tradicionais, atividades complementares e apoio pedagógico. A chegada do Colégio Estadual de Tempo Integral em Conceição do Jacuípe também representará um avanço para a comunidade local. Pais e estudantes destacam a importância da nova unidade para o desenvolvimento educacional e social da região. O modelo integral permitirá maior acompanhamento do desempenho dos alunos e ampliará as oportunidades de aprendizado.

A estudante Raiane Santos - Foto: Boca de Forno News

A estudante Raiane Santos, estudante do terceiro ano da nova escola, afirmou que é maravilhoso estudar em uma escola como essa. "Ainda mais com essa estrutura toda. A gente aprende com mais facilidade. Estou gostando muito e tenho certeza que os meus colegas também", disse. 

O estudante Antonio Silva Neto - Foto: Boca de Forno News

Já o estudante Antonio da Silva Neto, também estudante do terceiro ano, afirmou que é muito bom receber uma estrutura como essa na escola. "O nosso prédio estava numa situação ruim. Carteiras ruins, banheiro ruim. Agora tá de boa. Coisa de primeiro mundo em que a gente vai aprender melhor", disse. 

Foto: Boca de Forno News

Reforma administrativa

Jerônimo disse que já começou a faze-la. “Já comecei a fazer trocas, como é o caso do secretário de Relações Institucionais. Tenho a expectativa que após o Carnaval consigamos liquidar isso porque não só os secretários, tem também cargos de nossas empresas que faremos isso. Estava aguardando as eleições da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional para ver como posso dialogar melhor com o governo Lula e seu alinhamento, como por exemplo a nomeação de Sidônio Palmeira para o Ministério das Comunicações que acaba repercutindo na minha tomada de decisões”.

Roberta Santana, secretária de Saúde, continuará na pasta, garante Jerônimo.

Centro de Convenções de Feira de Santana

O governador falou ainda sobre o Centro de Convenções. Quando o inaugurou, ele disse que precisaria de dois ou três meses para fazer os ajustes técnicos. “Para entrega-lo, os técnicos exigem um padrão iluminação, acústica, segurança para fazer eventos a nível nacional. Estamos nessa fase. Estamos fazendo os testes e pedi que ao mesmo tempo fizessem o seu modelo de gestão. Se será concessão, PPP (parceria público-privada). Estou aguardando as Secretarias da Fazendo e de Cultura para vermos”.

Em setembro ele concluirá o Centro de Convenções da Uefs. Enquanto isso, as formaturas serão realizadas no Centro de Convenções da cidade, diz Jerônimo. “Teremos na cidade os Centros de Convenções da Uefs e de Feira de Santana e ainda o Centro Cultural Amélio Amorim que passará por uma reforma. O carro de boi estamos reformando e em dezembro entregamos mais um ponto cultural”.

Aeroporto de Feira de Santana

Hoje abrem os envelopes para que se possa saber qual a empresa que será a ganhadora que fará a ampliação da pista de 1500 para 1800 metros. “Tem ainda o prazo de recursos. Minha preocupação não é apenas a ampliação, mas a articulação com os prefeitos e as empresas para garantirmos voos. Não adianta fazer a reforma e não ter voos de cargas e passageiros para fazermos o hub de negócios aqui no aeroporto”.

Relação com Zé Ronaldo

Jerônimo disse que tem que sentar com todos os prefeitos. “As eleições de 2022 e 2024 já passaram. Esse é um ano ímpar”, diz. Jerônimo diz ainda que já falou com Ronaldo. “Troquei mensagens essa semana com ele sobre os serviços da Embasa. Mas não é só a Embasa, é o Hospital Municipal, Maternidade, Casa da Mulher, a educação municipal casada com a estadual. Eu sou governador da Bahia e não posso ficar fazendo escolhas. Eu tenho obrigação. E pela importância de Feira de Santana tenho que sentar de forma civilizada com todos”.

Jerônimo tem ainda temas estratégicos importantes como o Anel de Contorno e a BR-324. “Fiz campanha para Zé Neto como todos sabem. Não ganhamos as eleições, temos agora a responsabilidade de cuidar do povo de Feira de Santana e não posso fazer de forma diferente se não for sentando com o atual prefeito”.

Ele disse ainda que não construiria com nenhum prefeito um ambiente de disputa. “Se ele quiser, vamos sentar e planejar investir em Feira. Se for algo planejado com ele não será disputa, mas unidade. Tenho interesse e vou investir em saúde, educação e segurança pública em Feira de Santana”.

Foto: Boca de Forno News

ViaBahia

O contrato com a ViaBahia foi encerrado, mas fica uma dívida de quase R$ 900 milhões. Questionado sobre o Governo do Estado pagaria esse valor mesmo a concessionária tendo prestado um serviço de má qualidade para os baianos. Jerônimo disse que irá a Brasília se encontrar com os prefeitos e o presidente Lula e pediu uma agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Já venho tratando sobre isso. A ViaBahia cuida de quatro BRs e fique feliz quando o Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou e aprovou a quebra do contrato com a ViaBahia”.

Sobre as dívidas, ele disse que o que for de direito terá que pagar. “Estamos em um Estado Democrático e o que for de direito a Justiça vai nos ajudar se teremos que pagar ou não. Se ele prestou serviços pelo contrato, bem ou mal, tem direito. É a lei”.

Sobre a estrada, o TCU aprovou para que, logo após o Carnaval, o DNIT assuma a gestão dessas quatro BRs 116, 324 e as BAs 528 e 526. “Me coloquei a disposição para colocar guarda de proteção nas cancelas, mas não haverá pedágio até que se faça a nova licitação. Quero conhecer os serviços que se mantém e que estão no projeto como iluminação na cidade de Amélia Rodrigues, por exemplo, que quem paga é a concessionária. Pedi que a União continue pagando”.

O DNIT assumirá e preparará o processo para que seja feita a licitação. “Acho que esse processo demorará um ano. Até lá, teremos que dar conta disso, para fazermos uma mudança para melhor”.

Presidência da Alba

Adolfo Menezes mais uma vez se reelegeu como presidente da Assembleia Legislativa. “A eleição da Alba é autônoma e independente. Foi ela que resolveu pela reeleição do atual presidente e sua chapa da mesa diretora. Eu vibro quando a democracia acontece e quando não baixamos a cabeça quando alguém quer se meter onde não deve. Eu não me meti. Tenho minha torcida e gostaria de ter uma Alba parceira como é”.

O que ele quer é estabilidade e que a Alba continue sendo um poder firme em ajudar a Bahia a se desenvolver. “Parabenizo a Adolfo e a sua mesa pela reeleição. O resto a Justiça vai resolver”.

Redução da letalidade policial

As mortes por intervenção policial na Bahia, registraram queda de 8,5% em 2024 em comparação com 2023. Dados coletados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que o estado registrou 1.557 mortes em ações policiais no ano passado, contra 1.702 em 2023. O número de mortes vinha em rota ascendente desde 2015.

A reversão nos números aconteceu justamente no ano em que iniciou a implantação de câmeras corporais em suas forças de segurança. O governo baiano comprou 1.100 câmeras e recebeu outras 200 do governo federal, que passaram a ser usadas por dez unidades operacionais da Polícia Militar da Grande Salvador. Em fase de testes, os equipamentos alcançam apenas uma pequena parcela da tropa, composta por 33 mil policiais.

Jerônimo afirmou que está animado com o ano de 2024 em que houve essa redução significativa das mortes violentas e todas as vezes que um indicador desse aparece ele sabe que são vidas que não nos deixam. “Temos interesse em ampliar a quantidade de câmeras para garantir inclusive para defender o policial, quando ele tiver razão, ou para defender quem foi vítima de um comportamento que não é o adequado”.

As câmeras estão em fase de teste e o resultado é bom. “As comunidades onde os policiais usam as câmeras tem a redução da agressão policial e da agressão que ele sofre”.

Regulação

O governador disse que o que entope a fila da regulação do estado são UBSs ou UPAs que não funcionam ou a cidade que não tem um hospital municipal. “Quem está sentindo dor não quer saber se é prefeito ou governador o responsável, ele quer hospital aberto e quer tratamento. E está certo. Quando não encontram uma UBS, UPA ou sua cidade não tem um hospital municipal que faça o dever de casa, vai bater na porta dos hospitais regionais. Quero evitar isso”.

Segundo Jerônimo, é fazer com que só vão para os hospitais de alta complexidade quando o caso for da gravidade da mesma. “Aí eu consigo resolver o tema da regulação. Enquanto isso não acontecer, sempre cairá nas costas do governador. Não estou e nem vou fugir, mas preciso chamar o prefeito e pedir para ele me ajudar para eu ajuda-lo”.

Ele investiu R$ 2 bilhões na atenção básica. “Tenho dito que quero ser o governador da atenção básica de saúde porque é nela que conseguimos salvar vidas e evitar que uma pessoa adoeça”.

Ponte Salvador - Itaparica

O governador afirmou que que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) dará o seu parecer final sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica, na próxima terça-feira (11). “O TCE chamou a responsabilidade e colocou o consórcio chinês e o Estado para chegar a um consenso para termos a garantia jurídica do processo. está sendo negociado. Vou torcer para que seja um parecer favorável porque depois do parecer do TCE a etapa seguinte é a assinatura do governo e das empresas chinesas", afirmou.

Para isso, o governador disse que procuraria o embaixador chinês para ajude ao Consórcio assinar. “Depois de assinado, está no regimento que há o prazo de um ano que eles têm por obrigação de começar a se colocar os pilares. Quero negociar para que esse prazo encurte. As sondagens já estão sendo feitas", finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.