Sexta, 11 de Julho de 2025 04:08
75 9 9702 9169
Brasil Auditoria

CGU encontra asfalto de baixa qualidade e superfaturado em obras contratadas pela Codevasf em 10 estados

Para auditores, estatal tem dificuldades em realizar controle das obras. Superfaturamento vem de obras feitas — e pagas — usando menos recursos do que o previsto em contrato.

29/07/2024 08h40
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Cássio Moreira/Codevasf
Foto: Cássio Moreira/Codevasf

A Controladoria-Geral da União (CGU) encontrou, em uma auditoria de obras de asfaltamento contratadas pela estatal Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em dez estados, baixa qualidade, falta de controle e superfaturamento.

A análise em 24 contratos de obras identificou vícios construtivos em 15 delas, o equivalente a 62,5% da amostra. Ao todo, os empreendimentos analisados somaram R$ 119,5 milhões. De acordo com o portal g1, a Codevasf informou que "atua em permanente cooperação com órgãos de fiscalização e controle", como a CGU, e que observa as recomendações e os apontamentos para aprimorar seus procedimentos (leia abaixo a nota na íntegra).

Os estados onde foram constatadas obras de pavimentação com algum tipo de irregularidade são: Amapá; Ceará; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Rio Grande do Norte; Sergipe; Tocantins; Piauí e Pernambuco. Com ajuda de uma empresa especializada, a CGU analisou a qualidade das obras, incluindo a avaliação de elementos como a espessura e a aderência do asfalto. A partir desse exame, a CGU foi capaz de identificar, por exemplo, a existência de sobrepreço ou superfaturamento "pela execução de espessuras médias de revestimento inferiores àquelas especificadas em medição contratual, assim como de redução de desempenho e da vida útil da camada asfáltica, com consequente desperdício de dinheiro público”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.