Quinta, 20 de Novembro de 2025 16:59
75 98160-8722
Polícia Investimentos

Secretário de Segurança Pública elenca investimentos realizados pela pasta na Micareta de Feira

Anúncio do planejamento e das atrações apoiadas pelo Estado foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (9), em evento no Centro de Cultura Amélio Amorim.

10/04/2024 13h00
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, participando do anúncio do planejamento e das atrações apoiadas pelo Estado, que foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (9), em evento no Centro de Cultura Amélio Amorim, falou sobre a estrutura que será montada pela sua pasta para o que ele chamou de a maior Micareta de todos os tempos de Feira de Santana.

Conforme o secretário, sua pasta fará o maior já feito na segurança pública em uma micareta somente. “Serão mais de 9,5 mil do contingente de apenas policiais militares e mais policiais civis, bombeiros e peritos. Os representantes de todas as quatro forças que estarão proporcionando a segurança pública também estão aqui. Essa segurança será feita não apenas no período pré-micaretesco, mas também durante quatro dias de festa”, afirmou.

Estará ativada ainda a Central de Comando e Controle onde também estarão engajados não apenas profissionais dessas quatro áreas da segurança pública como também como também as forças de segurança federal como Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, integrantes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e outras Secretarias que terão ações durante a festa. “Aí eu destaco a saúde, a justiça, o turismo e todas as Secretarias terão cadeiras no comando de controle, fazendo com que qualquer ocorrência de qualquer natureza possa ser rapidamente solucionada com as devidas ações e mobilizações”.

Além disso, destaca ainda Marcelo, durante todo o percurso do circuito, haverá 53 câmeras, fazendo o monitoramento ativo, sem que 22 delas são de reconhecimento facial. “Essa semana, inclusive, destaco que já são mais de 1500 pessoas alcançadas com o reconhecimento facial. Somente esse ano, são mais de 250 pessoas que foram alcançadas pelas forças de segurança a partir do sistema de monitoramento”.

Esse mesmo sistema de monitoramento contará com oito portais de abordagem ao longo de todos os principais acessos para o circuito da micareta, salienta. “Eles funcionarão 24 horas com câmeras de reconhecimento facial. Da mesma forma que ocorre no grande carnaval de Salvador, trazemos essa tecnologia, inclusive com a contagem de pessoas para que tenhamos de forma estimada o público que frequenta a micareta no dia a dia e que possamos, inclusive, se for necessário, fazer o remanejamento de outras tropas a partir da mobilização de pessoas que ingressarem no nosso setor”, disse.

Serão ainda 74 postos de estrutura de segurança montados, tanto os postos elevados onde as tropas da Polícia Militar e dos Bombeiro ficam acompanhando e atendendo rapidamente no circuito, mas também postos como delegacias novas, da Polícia criminal, posto de reunião de tropa, de comando e controle das tropas. “Além disso, como fizemos em Salvador de forma inovadora, nós teremos também a participação de policiais penais. A Secretaria de Administração Penitenciária facilitando o trânsito das pessoas detidas e presas nas delegacias para o Sistema Prisional. Serão 20 policiais penais que estarão também engajados nessa operação”.

Mais ações

O secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, destaca ainda a abrangência da atuação dos agentes de segurança na festa. “Temos o maior investimento da história do Governo do Estado em segurança pública: são R$10,5 milhões.  Instalamos uma Central de Comando e Controle, onde os órgãos municipais, estaduais e federais estarão atuando para atender rapidamente qualquer ocorrência. Tudo para proporcionar uma ótima festa para todos os baianos e baianas, feirenses e aqueles que vierem curtir a Micareta de Feira”, pontuou o titular da SSP.

Assim como é realizado nos acessos do Carnaval em Salvador, serão instalados oito portais de abordagem no acesso ao circuito da Micareta, que também terá um aparato tecnológico, com o emprego de 53 câmeras, sendo 22 com reconhecimento facial, incluindo uma em cada portal de abordagem. O efetivo ainda estará equipado com 330 rádios Tetra.

Todos os detalhes da micareta serão acompanhados através do Comitê Integrado de Inteligência e Análise, com a presença das Agências Centrais de Inteligência do Estado da Bahia, promovendo a análise de informações e proporcionando o assessoramento técnico às autoridades. Com isso, as equipes de segurança que estão em campo podem ser acionadas e fazer o atendimento em tempo real. A operação de segurança também vai contar com dois Centros Integrados de Comando e Controle móveis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.