O secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, participando do anúncio do planejamento e das atrações apoiadas pelo Estado, que foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (9), em evento no Centro de Cultura Amélio Amorim, falou sobre a estrutura que será montada pela sua pasta para o que ele chamou de a maior Micareta de todos os tempos de Feira de Santana.
Conforme o secretário, sua pasta fará o maior já feito na segurança pública em uma micareta somente. “Serão mais de 9,5 mil do contingente de apenas policiais militares e mais policiais civis, bombeiros e peritos. Os representantes de todas as quatro forças que estarão proporcionando a segurança pública também estão aqui. Essa segurança será feita não apenas no período pré-micaretesco, mas também durante quatro dias de festa”, afirmou.
Estará ativada ainda a Central de Comando e Controle onde também estarão engajados não apenas profissionais dessas quatro áreas da segurança pública como também como também as forças de segurança federal como Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, integrantes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e outras Secretarias que terão ações durante a festa. “Aí eu destaco a saúde, a justiça, o turismo e todas as Secretarias terão cadeiras no comando de controle, fazendo com que qualquer ocorrência de qualquer natureza possa ser rapidamente solucionada com as devidas ações e mobilizações”.
Além disso, destaca ainda Marcelo, durante todo o percurso do circuito, haverá 53 câmeras, fazendo o monitoramento ativo, sem que 22 delas são de reconhecimento facial. “Essa semana, inclusive, destaco que já são mais de 1500 pessoas alcançadas com o reconhecimento facial. Somente esse ano, são mais de 250 pessoas que foram alcançadas pelas forças de segurança a partir do sistema de monitoramento”.
Esse mesmo sistema de monitoramento contará com oito portais de abordagem ao longo de todos os principais acessos para o circuito da micareta, salienta. “Eles funcionarão 24 horas com câmeras de reconhecimento facial. Da mesma forma que ocorre no grande carnaval de Salvador, trazemos essa tecnologia, inclusive com a contagem de pessoas para que tenhamos de forma estimada o público que frequenta a micareta no dia a dia e que possamos, inclusive, se for necessário, fazer o remanejamento de outras tropas a partir da mobilização de pessoas que ingressarem no nosso setor”, disse.
Serão ainda 74 postos de estrutura de segurança montados, tanto os postos elevados onde as tropas da Polícia Militar e dos Bombeiro ficam acompanhando e atendendo rapidamente no circuito, mas também postos como delegacias novas, da Polícia criminal, posto de reunião de tropa, de comando e controle das tropas. “Além disso, como fizemos em Salvador de forma inovadora, nós teremos também a participação de policiais penais. A Secretaria de Administração Penitenciária facilitando o trânsito das pessoas detidas e presas nas delegacias para o Sistema Prisional. Serão 20 policiais penais que estarão também engajados nessa operação”.
Mais ações
O secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, destaca ainda a abrangência da atuação dos agentes de segurança na festa. “Temos o maior investimento da história do Governo do Estado em segurança pública: são R$10,5 milhões. Instalamos uma Central de Comando e Controle, onde os órgãos municipais, estaduais e federais estarão atuando para atender rapidamente qualquer ocorrência. Tudo para proporcionar uma ótima festa para todos os baianos e baianas, feirenses e aqueles que vierem curtir a Micareta de Feira”, pontuou o titular da SSP.
Assim como é realizado nos acessos do Carnaval em Salvador, serão instalados oito portais de abordagem no acesso ao circuito da Micareta, que também terá um aparato tecnológico, com o emprego de 53 câmeras, sendo 22 com reconhecimento facial, incluindo uma em cada portal de abordagem. O efetivo ainda estará equipado com 330 rádios Tetra.
Todos os detalhes da micareta serão acompanhados através do Comitê Integrado de Inteligência e Análise, com a presença das Agências Centrais de Inteligência do Estado da Bahia, promovendo a análise de informações e proporcionando o assessoramento técnico às autoridades. Com isso, as equipes de segurança que estão em campo podem ser acionadas e fazer o atendimento em tempo real. A operação de segurança também vai contar com dois Centros Integrados de Comando e Controle móveis.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva



