A Polícia Civil prendeu na última terça-feira (18) nove pessoas por fazerem parte de um esquema de desvios de dinheiro público no oeste da Bahia e no Piauí. De acordo com as investigações, o grupo teria desviado mais de R$ 12 milhões da saúde pública.
Entre os presos, está o vereador de Formosa do Rio Preto, Hildjane Leite Souza (PSD), de 50 anos. Além de político, ele é enfermeiro e já comandou a Secretária de Saúde do município em duas oportunidades.
Outro preso na operação é o ex-secretário de saúde de Formosa do Rio Preto, João Rocha Mascarenhas. Ele é cirurgião dentista e assumiu o comando da pasta em 2022, após a saída de Hildjane. A esposa dele, identificada como Marina Araújo Santos Mascarenhas, também é suspeita de integrar o esquema. No entanto, ela está em prisão domiciliar por ser mãe de crianças com menos de 12 anos.
Além deles, uma mulher identificada como Maria Raquel de Araújo Santos foi presa. Ela é irmã de Marina Araújo Santos Mascarenhas e apontada como sócia administradora de uma empresa que tinha contratos com a Secretaria de Saúde de Formosa do Rio Preto.
Assim como a irmã, Maria Raquel está em prisão domiciliar por ser mãe de duas crianças com menos de 12 anos. Já o marido dela, o médico Epifânio João da Cruz Neto, foi preso na operação por ser apontado como um dos autores dos exames fraudulentos de USG.
Além deles, outras quatro pessoas também foram presas por suspeita de integrar o esquema criminoso, são elas:
A operação deflagrada pela Polícia Civil na última terça-feira (18) é a segunda etapa da ação e ocorreu após a análise de documentos apreendidos na primeira fase da operação, realizada em dezembro de 2024.
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano
Operação Eidolon “Operação Eidolon” é deflagrada contra grupo empresarial que sonegou mais de R$ 13 mi em impostos
Duplo homicídio Dois homens são mortos a tiros dentro de casa no bairro Brasília
Polícia Guerra de facções: policiamento segue reforçado uma semana após operação no Recôncavo baiano 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva



