Quarta, 19 de Novembro de 2025 21:05
75 98160-8722
Polícia Desvio de dinheiro

Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública

Grupo é acusado de desviar mais de R$ 12 milhões da saúde pública em operação no oeste da Bahia e Piauí.

19/11/2025 19h11
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Divulgação/PC-BA
Foto: Divulgação/PC-BA

A Polícia Civil prendeu na última terça-feira (18) nove pessoas por fazerem parte de um esquema de desvios de dinheiro público no oeste da Bahia e no Piauí. De acordo com as investigações, o grupo teria desviado mais de R$ 12 milhões da saúde pública. 

Entre os presos, está o vereador de Formosa do Rio Preto, Hildjane Leite Souza (PSD), de 50 anos. Além de político, ele é enfermeiro e já comandou a Secretária de Saúde do município em duas oportunidades.

Outro preso na operação é o ex-secretário de saúde de Formosa do Rio Preto, João Rocha Mascarenhas. Ele é cirurgião dentista e assumiu o comando da pasta em 2022, após a saída de Hildjane. A esposa dele, identificada como Marina Araújo Santos Mascarenhas, também é suspeita de integrar o esquema. No entanto, ela está em prisão domiciliar por ser mãe de crianças com menos de 12 anos.

Além deles, uma mulher identificada como Maria Raquel de Araújo Santos foi presa. Ela é irmã de Marina Araújo Santos Mascarenhas e apontada como sócia administradora de uma empresa que tinha contratos com a Secretaria de Saúde de Formosa do Rio Preto. 

Assim como a irmã, Maria Raquel está em prisão domiciliar por ser mãe de duas crianças com menos de 12 anos. Já o marido dela, o médico Epifânio João da Cruz Neto, foi preso na operação por ser apontado como um dos autores dos exames fraudulentos de USG.

Além deles, outras quatro pessoas também foram presas por suspeita de integrar o esquema criminoso, são elas:

  • Ferdnan Pinheiro Rodrigues - sócio oculto de uma empresa envolvida no esquema milionário;
  • Thaiana Raniere Souza da Cunha - sócia laranja de Ferdnan;
  • Raimunda Eliane Soares - ex-secretária de Formosa do Rio Preto;
  • Wagner Olímpio Rocha - médico.

A operação deflagrada pela Polícia Civil na última terça-feira (18) é a segunda etapa da ação e ocorreu após a análise de documentos apreendidos na primeira fase da operação, realizada em dezembro de 2024.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.