O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, falou sobre o planejamento da pasta para o Carnaval 2024. Marcelo disse que eles conseguiram mostrar que o planejamento da maior operação do Carnaval foi bem feito. Foram R$ 80 milhões e 37 mil policiais e bombeiros nas ruas “Todos tem visto o acompanhamento intenso que temos feito através das câmeras de segurança, 32 foragidos da justiça foram alcançados através delas, sendo que 30 na capital, um em Barreiras e um em Porto Seguro também”, disse.
Ainda conforme o secretário, o Carnaval do interior está acontecendo concomitantemente com o de Salvador e sem fatos graves relevantes. Em mais de 60 municípios está sendo realizado também o Carnaval com recorde de público. Nos circuitos alternativos de Salvador e nos de bairro também não tiveram ocorrências relevantes. “Os portais contabilizaram mais nove milhões de pessoas nesses seis dias de carnaval, um número muito significativo, considerando também que tem pessoas que moram nas proximidades e nem sai daqui”.
A segurança não foi garantida apenas nos circuitos da festa como também no seu entorno. Houveram ainda diversas operações como a “Operação Abadá”, que garantiu a entrega dos abadás, inclusive prendendo pessoas que estavam acostumadas ou tentavam roubar, furtar ou realizar estelionato com abadás. “Em Lauro de Freitas apreendemos ainda mais um fuzil completando 12 fuzis apreendidos somente esse ano”.
O secretário ressaltou ainda que dobrou o número de policiais infiltrados e, a partir deles, aconteceram várias prisões. “Fazemos sempre uma avaliação periódica. As pessoas, as vezes, não entendem a complexidade de uma operação para o Carnaval. São muitos órgãos envolvidos e o sucesso dela garante a maior festa democrática de rua do mundo. Com a imprensa noticiando e com a nossa inteligência, fazemos a melhora no policiamento. Nos locais onde existem mais ocorrências, colocamos mais policiais e melhoramos a operação a cada dia de festa.
Ainda de acordo com Marcelo, a complexidade da operação foi testada totalmente e mostra a expertise da força de segurança do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador em realizar um Carnaval como esse. “O sábado foi um dia marcante. Tivemos recorde de público, falta de energia, atraso de mais de três horas de um trio e ainda assim mantivemos a segurança. Enfim, é uma operação muito boa e eu vim mostrar o que acertamos, mas estamos sempre atentos e acompanhando até o final, até o último trio, até a última corda baixar em nosso circuito”.
Estupro coletivo
Duas mulheres denunciaram terem sido vítimas de estupro coletivo durante o carnaval de Salvador. O primeiro caso ocorreu na sexta-feira (9), no Circuito Dodô (Barra-Ondina). A vítima foi estuprada por sete homens. Já o segundo caso foi registrado no domingo (11), na rua Baependi. A Polícia Civil investiga os crimes. Ainda não há informações sobre os autores dos crimes.
Sobre esse assunto, o secretário afirmou que lamenta crimes como esse e ressalta que crimes como esses não podem acontecer. “Ficamos tristes e nos solidarizamos com as vítimas. Mas de imediato, todas as providências foram adotadas. A Polícia Civil, a Polícia Técnica, a busca por imagens e testemunhas já foi e continua sendo realizada. O disque denúncia 181 está recebendo de forma sigilosa e anônima informações da população. Só não podemos dar detalhes da investigação para que consigamos elucidar os fatos os mais rápido possível. Mas eu posso afirmar que nós adotamos e que continuamos adotando todas as providências”, garantiu.
Componente de banda esfaqueado
O músico da Banda Revelação Rogerinho foi esfaqueado durante um assalto no carnaval de Salvador. Rogerinho e Mauro Jr., também integrante do Revelação, foram vítimas de roubo na madrugada de domingo (11), após o desfile da banda no circuito Osmar (Campo Grande). Marcelo afirmou que, mesmo com a diminuição de mais de 20% dos crimes violentos, esse roubo aconteceu. “Nós já analisamos o crime. Foi feita a ocorrência, buscamos dar assistência necessária as vítimas. Tivemos ações nas imediações onde o fato aconteceu de imediato”.
Existe ainda, salienta o secretário, uma linha de investigação para que se possa devolver o bem que foi furtado. “Esse ano tivemos um número também grande de telefones furtados que foram recuperados a partir das forças de segurança”.
Líder de facção fugitivo
Um homem, suspeito de chefiar o tráfico de drogas no bairro de Pirajá, em Salvador, fugiu da delegacia no domingo (11), após ser preso durante o carnaval da capital baiana. A Polícia Civil, por meio da Corregedoria, apura as circunstâncias da fuga. Ele ainda não foi encontrado.
Em relação a esse assunto, Werner diz que, de imediato, um procedimento foi aberto para apurar como essa situação aconteceu. “Vamos elucidar o que aconteceu naquele dia. Vamos ouvir todas os policiais de serviço naquele dia, ouvir testemunhas, buscando imagens. A inteligência da Polícia Militar e Polícia Civil não vai descansar até recapturar aquele indivíduo e apresentar a justiça. Estamos com a equipe em campo desde o dia, buscando localiza-lo e apresenta-lo novamente a justiça”.
Micareta
Marcelo Werner afirmou que pode aguardar o aparato apresentado no Carnaval de Salvador na Micareta de Feira de Santana, que acontece dos dias 18 a 21 de abril. “Com certeza podem esperar. Vamos melhorar o policiamento e o planejamento começa de um começa quando acaba o outro. Nós já temos informações para estamos trabalhando para trazer inovações e melhoras assim como fizemos no carnaval de Salvador”, finalizou.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva



