A diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Cristiana França, falou sobre os novos leitos que estão sendo entregues a comunidade feirense. Conforme Cristiana, nos próximos dias será entregue a reforma que foi pleiteada e foi promessa do governador de aumentar o número de leitos da unidade. “São ao todo 34 leitos. Esses são os primeiros de uma grande série de outros que vamos entregar”.
Os leitos estão divididos em 14 leitos para a Unidade Semi-Intensiva, que são aqueles pacientes que não precisam ficar na UTI, mas que precisam de cuidados mais efetivos da equipe, e mais 20 leitos da unidade de AVC, que é o Acidente Vascular Cerebral.
Calor
Recentemente, correu pelas redes sociais uma imagem de um cidadão que estava acompanhando uma pessoa no setor de enfermaria do HGCA. Nela, ele mostrava a situação do banheiro, como os pacientes estavam convivendo com o calor e sem ar condicionado. Questionado sobre se essa situação já havia sido resolvida por parte do hospital, a diretora informou que as enfermarias do local vão passar por uma reforma. “Essa é a última etapa que a gente vai ter das enfermarias. Mas, mesmo assim, a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, é bem sensível e nós também que trabalhamos no Clériston. Hoje, todas as enfermarias têm um ar condicionado grande na entrada e na saída”, diz.
Foi ainda colocada uma televisão, que antigamente não tinha, ressalta. A secretária assumiu ainda o compromisso de colocar um ar condicionado em cada quarto do paciente, mesmo sem ainda inaugurar. Isso porque a cidade de Feira de Santana tem tido dias muito quentes. “Mas precisamos ver a rede de eletricidade da unidade. Precisamos respeitar a segurança dos nossos pacientes por causa da capacidade elétrica que nós temos”.
Energia solar
Questionada sobre se existe algum projeto para a colocação de energia solar no HGCA, a diretora afirmou que já fez a solicitação. “O Governo do Estado também já pediu que fizéssemos esse estudo com energia solar. E não só energia, mas também a água para que possamos fazer o processo para o seu reaproveitamento. Acho que até o final do ano nós possamos já ter uma fonte de energia solar dentro do HGCA, além de que já estamos fazendo campanhas de economia de energia dentro da unidade”.
Acidentes de moto
Sempre foi uma reclamação da diretoria do HGCA o número alto de acidentes de moto na cidade. O falecido ex-diretor do hospital José Carlos Pitangueira era um dos que mais reclamava sobre essa situação. Conforme ele, era esses acidentes que superlotava a unidade. Cristiana diz que a enfermaria que tem mais pacientes hoje é a de ortopedia. “A maioria dos nossos pacientes é para a especialidade de ortotrauma. Muitas vezes o paciente precisa de ortopedista, neurocirurgião, buco maxilo e cirurgia geral. Essa é uma demanda muito grande nossa e com a reforma da enfermaria de ortopedia isso vai aumentar”, diz.
O que está sendo feito agora, ressalta a diretora, é aumentar um pouquinho mais a capacidade da emergência justamente nesse setor de ortotrauma. “A cada dia o que estamos vendo é um maior número de acidentes. Quando Pitangueira falava ele não estava mentindo. 60% dos atendimentos que chegam no HGCA por condições de acidente, são com motociclistas. Precisamos fazer uma grande campanha para reduzir esses números porque a moto quando não mata deixa sequelas graves”, finalizou.
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas